Internacionalização

Texto Internacionalização para ao página do PPGHB

 

 

Internacionalização

 

O PPGHB procura continuamente fortalecer e ampliar sua rede de colaboradores internacionais ao incentivar e apoiar iniciativas como a busca por co-orientadores e colaboradores estrangeiros, a realização de doutorado sanduíche, bem como o intercâmbio de pesquisadores. O programa vê na internacionalização uma maneira de divulgar e elevar o reconhecimento do Programa, melhorar os níveis de capacitação dos pós-graduandos, fornecendo novas oportunidades de pesquisa e culturais. A internacionalização pode ainda contribuir para a melhoria da qualidade e impacto das publicações e das pesquisas que se realizam. Também, para a circulação de acervos e discussões teóricas relativas às linhas filiadas ao programa.

 

Durante o ano de 2022 foi realizada uma série de discussões no interior do colegiado do programa, cujas ações foram criar uma comissão para ampliar as discussões e inseri-las no planejamento estratégico.

 

Assim, foi criada a comissão, cuja Portaria nº 09/2022/PPGHB – consignou a elaboração de um Plano Estratégico de Internacionalização no âmbito do PPGHB – 2022. Fazem parte da Comissão:

 

José Petrúcio de Farias Junior (Presidente)

Edwar de Alencar Castelo Branco (Membro)

Francisco Alcides do Nascimento (Membro)

 

Diante o exposto a PORTARIA Nº 11 / 2023 PPGHB –UFPI, publicou a consolidação do Planejamento Estratégico do Programa de Pós Graduação em História do Brasil 2023/2024 e dentre as diretrizes se encontram as ações de internacionalização do programa.

 

Após o planejamento, tem-se procurado a execução e listamos aqui algumas ações executadas: participação em eventos, missão e aprovação de discentes no Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE).

 

EVENTOS:

Em Portugal - Todas as Artes:

O PPGHB teve docentes participando em junho de 2023 do evento Todas as Artes. Reunindo pesquisadores brasileiros, portugueses e de outras nacionalidades, o III Encontro Internacional da Rede Todas as Artes | Todos os Nomes, que ocorreu na cidade do Porto, nos dias 21, 22 e 23 de junho 2023, teve como mote ‘Todo o artista é um ativista e um bom ativista pode ser um artista’, palavras do artista chinês Ai Weiwei, defensor da inseparabilidade da arte e da política, mais especificamente da oposição política e dos impactos que isso pode ter. Incentivadora e afeita à diversidade de abordagens e temas em torno da arte.

 

Desta forma, os pesquisadores do PPGHB também participarão do evento, embora remotamente, mas estiveram ativos e ampliando suas redes de pesquisas. A participação ocorreu na Coordenação de Simpósios Temáticos e nas comunicações dos resultados de suas pesquisas.

 

Assim, registramos abaixo os participantes:

 

Profa. Dra. Cláudia Cristina da Silva Fontineles

Prof. Dr. Edwar de Alencar Castelo Branco

Prof. Dr. Fábio Leonardo Castelo Branco Brito

Prof. Dr. Frederico Osanan Amorim Lima

Prof. Dr. João Paulo Charrone

Profa. Dra. Joseanne Zingleara Soares Marinho

Prof. Dr. Marcelo de Sousa Neto

Prof. Dr. Pedro Pio Fontineles Filho

Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco

Profa. Dra. Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz

 

Para mais informações, acessar o link:

 

https://todasartes.eventqualia.net/pt/inicio/

 

Em Fortaleza - VII Seminário Internacional História e Historiografia, com o tema: Escrita da História e Políticas da Memória :

 

O VII Seminário Internacional História e Historiografia, com o tema: Escrita da História e Políticas da Memória, aconteceu na Universidade Federal do Ceará, Campus Benfica, em Fortaleza.

 

O evento tem como justificativa a ampliação da rede de investigação e produção do conhecimento histórico dos Programas de Pós-Graduação, compreendendo as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

 

Com periodicidade bienal e caráter itinerante, os membros da rede elegeram como sede para o próximo Seminário, no ano de 2026, a Universidade Federal do Piauí, cuja coordenação ficará a cargo do PPGHB e compartilhada com os demais programas que congregam a rede.

 

A participação de docentes e discentes do PPGHB ocorreram nas atividades de  Coordenação de Simpósios Temáticos e nas comunicações dos resultados de suas pesquisas.

 

Assim, registramos abaixo os participantes:

 

ST: Ensino de História e Historiografias da África e da Cultura Afro-brasileira.

Coordenador(es): Francisco de Assis de Sousa Nascimento (UFPI) e Túlio Henrique Pereira (URCA).

 

ST: História, arte e invenção: identidades, subjetividades e narrativas da História.

Coordenador(es): Fábio Leonardo Castelo Branco Brito (UFPI) e Edwar de Alencar Castelo Branco (AILPcsh).

 

ST: A historiografia militar e das forças de segurança, produção e evolução.

Coordenador(es): Johny Santana de Araújo (UFPI) e Wellington Barbosa da Silva (UFRPE).

 

ST: Política, economia e sociedade no Brasil oitocentista.

Coordenador(es): Edna Maria Matos Antonio (UNESP/UFS) e Francisco Gleison da Costa Monteiro (UFPE/UFPI).

 

ST: História & Teatro.

Coordenador(es): Ronyere Ferreira da Silva (UFPI) e Magela Lima.

 

ST: História e historiografia militar: pesquisa e escrita de conflitos globais e regionais e sua atuação no ensino acadêmico e escolar.

Coordenador(es): Italo de Andrade Lopes (UFPI).

 

Para mais informações, acessar o link:

https://historiaehistoriog.wixsite.com/viihistoriografia

 

MISSÃO ENTRE O PPGHB E O CENTRO DE HISTÓRIA (CH) DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (FLUL).

 

O Prof. Dr. Johny Santana de Araújo, docente e pesquisador do PPGHB, esteve no Centro de História (CH) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Sua agenda esteve repleta de atividades que, sob os auspícios da proposta de internacionalização preconizada pela CAPES, como forma de fortalecimento dos programas de Pós-graduação o pesquisador vem desde junho do ano de 2022 realizando atividades no Centro de História/UL em que se tornou Membro Associado do Grupo de Pesquisa em História Militar.

         

Desde o dia 4 está em Lisboa, Portugal e participa de uma de uma série de atividades. A primeira agenda foi a visita ao Centro de História em que participou de uma reunião com o organizador e coordenador do Grupo de Pesquisa em História Militar, Prof. Dr. Augusto Antônio Alves Salgado, em que discutiram estratégias e providências a respeito das atividades de pesquisa e integração entre o grupo e o PPGHB/UFPI.

       A segunda agenda, de 5 a 7/12, participou do Congresso Internacional WAR@SEA (A GUERRA NO MAR) - CIÊNCIA E TECNOLOGIA. O Prof. Dr. Johny Santana de Araújo, além de realizar comunicação, também esteve à frente da organização, sendo o Chair da 3ª Sessão de apresentações/ 3rd Session realizada no dia 06 de dezembro intitulado WAR IN LATE MODERN AGE.

          No dia seguinte, 07 de dezembro, o Professor Dr. Johny Santana, apresentou o trabalho intitulado:  Os Programas Navais do Brasil do primeiro decênio do século XX: da teoria à prática real da guerra no mar, no decorrer da 7ª Sessão de apresentações / 7th Session EARLY 20TH CENTURY.

               

 

APROVAÇÃO DE DISCENTES NO PROGRAMA DE DOUTORADO-SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE).

 

CARLOS ALBERTO DE MELO SILVA MOTA – Doutorando foi contemplado com a concessão de bolsa na mobilidade de estudante para o exterior em 2024. Edital Nº 06/2024 - Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) e a Chamada Interna nº. 05/2024 da PRPG/UFPI. As atividades de doutorado-sanduíche serão desenvolvidas na Universidade do Porto, em Portugal.

 

DAIANE RUFINO LEAL e JULIO DE SÁ ALVARENGA Doutorandos foram contemplados com a concessão de bolsa na mobilidade de estudante para o exterior em 2023. Edital Nº 30/2023 - Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) e a Chamada Interna nº. 07/2023 da PRPG/UFPI. As atividades de doutorado-sanduíche serão desenvolvidas na Universidade do Porto, em Portugal.

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 18/06/2024 16:15