Núcleo de História Oral- NHO

O Núcleo de História Oral tem servido de suporte para muitos projetos de pesquisa. Abriga o Grupo de Pesquisa/CNpq "Cidade: tempo e espaço".

 

O NHO, em parceria com Mestrado, PET e o Grupo de Pesquisa "Cidade: tempo e espaço" realizará em 2011, na UFPI, o Encontro Nordeste de História Oral, atividade de organização desenvolvida ao longo de 2010.

 

Por meio do projeto financiado pelo CNPq "Memória Cientifica e Tecnológica da Universidade Federal do Piauí" foram adquiridos equipamentos para o NHO, dentre os quais computadores, scanner, máquina fotográfica e gravador digitais que passaram a compor o patrimônio do Núcleo. Depois foram adquiridos mais seis computadores. No final de 2008, por meio de Edital Universal do CNPq, e com parte dos recursos financeiros foram adquiridos dois notebooks, duas máquinas fotográficas e um gravador, equipamentos que estão incorporados ao acervo patrimonial do NHO. Os alunos da Graduação e Pós-Graduação utilizam esses equipamentos. As entrevistas que fazem parte do acervo do NHO foram realizadas para os projetos "Memória Cientifica e Tecnológica da Universidade Federal do Piauí", "A cidade sob o fogo", "A história do rádio no Piauí", "A Universidade Federal do Piauí e suas marcas de nascença: conformação da reforma universitária de 1968 à sociedade piauiense", “Dos anos dourados aos anos de chumbo: a modernização autoritária de Teresina”, “Sentimentos e ressentimentos dos pobres urbanos em Teresina na década de 1970”.

 

Coordenação: Doutor Francisco Alcides do Nascimento.

Coordenadora Adjunta: Doutora Sabrina Steinke.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 19/03/2024 07:45