Notícias

REGRAS PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA A SER REALIZADA NO DIA 11/11/2024 VIA GOOGLE MEET, REFERENTE AO EDITAL Nº 05/2024 - PPGCP/UFPI - ETAPA III (PROVA ESCRITA

A Terceira Etapa do Processo de Seleção de Mestrado em Ciência Política do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI consistirá em uma prova escrita (eliminatória), realizada online via plataforma Google Meet, sobre a bibliografia anexa a este edital.

Serão eliminados automaticamente os candidatos que não comparecerem nos horários previstos neste edital e fixados no site do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI ou que não apresentarem a documentação exigida, mesmo que a prova seja realizada por meio de plataformas digitais.

A prova apresentará duas questões, das quais o candidato deverá escolher uma. O texto da resposta deve ter no mínimo duas e no máximo cinco laudas e versará sobre temas relacionados à Ciência Política (revelados no dia da prova), com base na bibliografia disponível no Anexo XI deste edital.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA PARA A PROVA ESCRITA

  • BRANDÃO, Gildo. "Linhagens do Pensamento Político Brasileiro." Dados – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 48, no. 2, 2005, pp. 231-269.
  • ESPING-ANDERSEN, Gosta. "As três economias políticas do Welfare State." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, Vol. 24, 1991, pp. 85–116.
  • LIMONGI, F.; FIGUEIREDO, A. "Bases institucionais do presidencialismo de coalizão." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 44, 1998, pp. 81–106.
  • MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.
  • VISCARRA, S; ALMEIDA, H. D.; SILAME, T.; SILVA, J. "O Arrefecimento da Polarização Afetiva: análise dos discursos dos governadores no Twitter na campanha eleitoral de 2022." Caderno CRH, v. 37, 2024, p. e024004.
  • SANDES FREITAS, V. E. V.; SANTANA, L.; VASQUEZ, V. "A proibição das coligações proporcionais e a coordenação das eleições para os executivos: lógicas nacionais e regionais." In: Krause, Silvana; Machado, Carlos; Mesquita, Lara (Orgs.). A proibição das coligações proporcionais no Brasil: dinâmicas e efeitos do local ao nacional. Rio de Janeiro: Konrad Adenauer Stiftung, 2023, pp. 191-208.
  • WEBER, Max. "A Política como Vocação." In: Ciência e Política, Duas Vocações. São Paulo: Editora Cultrix, 1996, pp. 53-124.

Na prova escrita, o candidato deverá elaborar a resposta de forma articulada, apresentando introdução, desenvolvimento e conclusão. É indispensável o uso das normas gramaticais e ortográficas do português brasileiro. O candidato deve demonstrar capacidade de resposta baseada em conhecimentos teóricos, relacionando autores e obras da bibliografia indicada no Edital nº 05/2024-PPGCP/UFPI. O documento entregue deverá ser formatado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, com recuo de 1,25 cm na primeira linha, salvo em formato PDF.

Os critérios de avaliação estão descritos no Anexo XI do Edital Nº 05/2024-PPGCP/UFPI. A prova terá duração máxima de 3 (três) horas e será realizada das 14h30min às 17h30min via Google Meet. O link foi enviado por e-mail a todos os candidatos aprovados na ETAPA II (Análise de Projeto de Pesquisa) no dia 07 de novembro de 2024. O candidato deverá ingressar na sala online às 14h00, portando um documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação com números de RG e CPF, ou carteiras de Conselhos Regionais reconhecidas nacionalmente) e o comprovante de inscrição, para verificação documental pela banca examinadora. A prova começará, impreterivelmente, às 14h30, e não será permitida a entrada após esse horário. Candidatos ausentes ou atrasados serão automaticamente eliminados do certame.

Ao final, o candidato deverá enviar a prova em PDF para o e-mail do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI (cienciapolitica@ufpi.edu.br) com o assunto: "Prova Seleção Mestrado – Turma 2025-2027." O candidato deve solicitar confirmação de recebimento via chat online antes de deixar a sala virtual.

A identificação da prova será feita exclusivamente pelo número de inscrição. Durante a prova, não será permitido ao candidato ausentar-se da sala ou desligar a câmera. Em caso de falha na internet, o candidato deverá reconectar-se imediatamente por outro meio. Candidatos que não cumprirem estas determinações receberão nota 0,0 (zero).

 

Notícia cadastrada em: 09/11/2024 10:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 02/01/2025 22:01