Banca de DEFESA: SAMIA SAMPAIO DA SILVEIRA

DISCENTE: SAMIA SAMPAIO DA SILVEIRA
DATA: 16/09/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: “QUANTAS PERSPECTIVAS, QUANTOS OBJETIVOS DIFERENCIADOS SE COLOCAM POR TRÁS DO MESMO ENUNCIADO!”: OS CURRÍCULOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA UFPI ENTRE OS ANOS DE 1985 E 1994
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Currículo; Revista Brasileira de História.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

O trabalho objetivou analisar as reformas e os ajustes curriculares do curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ocorridos entre os anos de 1985 e 1994, destacando a década de 1980 como período de intensos debates acerca do Ensino de História. O recorte temporal analisado abarca o período em que o Brasil está inserido no processo de redemocratização, o qual é marcado por transformações na sociedade como um todo, sobretudo na educação e, por consequência, no ensino de História. Para tanto, foram utilizados os Leis e Decretos com determinações acerca da educação, Fluxos Curriculares universitários, alguns textos produzidos por fóruns e que no Piauí foram utilizados como suporte para as discussões curriculares, volumes da Revista Brasileira de História publicados entre 1980 e 1995 para apresentar o que estava sendo elaborado e discutido entre os professores de História em todo o Brasil, além de dois manuais acadêmicos produzidos e distribuídos pela Coordenação do Curso de História da UFPI. A pesquisa utiliza as categorias de Ensino de História, Currículo, Revista Brasileira de História. Destarte, destacaram-se como referências bibliográficas Neto (2009) acerca da criação da UFPI e do curso de História, Fonseca (1993) como suporte para estudo e produção acerca do Ensino de História. Além de Goodson (2008) para trabalhar os conceitos de currículo.

Presidente - 1064114 - JOSE PETRUCIO DE FARIAS JUNIOR
Interno - 2335100 - CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES
Interno - 2367712 - FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO
Externo à Instituição - GIOVANI JOSÉ DA SILVA - UNIFAP