A pesquisa se propõe a estudar como as mídias e a cultura japonesa estão presentes no contexto brasileiro a partir dos anos 2000 até os anos 2015, anos em que se tem maior frequência de animações japonesas nas mídias televisivas. Com ajuda das animações japonesas (os animes) outras mídias, como os mangás, se popularizaram no Ocidente e chegaram no Brasil na década de 90. Uma geração depois, nos anos 2000, essas mídias se tornaram cada vez mais presentes culturalmente. Os jovens são o público leitor mais atingido por essa cultura formadora de novas identidades, devido a esses produtos serem direcionados aos mesmos. O Brasil não é diferente dos outros países do Ocidente, esse fenômeno também se faz presente no país. Os eventos, as comidas, o consumo dos mangás, animes e moda são prova disso. As mídias japonesas: mangás, animes, culinária, moda, música bem como eventos serão utilizados como fonte, juntamente com revistas, dados estatísticos etc. Alguns autores que elucidaram este trabalho são Bauman e seus conceitos de globalização e sociedade de consumo, Bhaba e as identidades, Chartier e sua obra “A aventura dos livros” para analisar os mangás, Certeau e sua obra “Cultura no Plural”, Gravett para analisar as mídias japonesas no contexto ocidental, Sato e a cultura japonesa no Brasil- Japop, Patrick Charaudeau e sua obra “Discurso das mídias” e a dissertação da Marcela Maria da Silva Leite com o conceito de “transculturalidade”