Em torno da geleia geral: intertextualidade e produção de sentidos em manifestações artísticas brasileiras
História. Cultura Brasileira. Intertextualidade. Produção de sentidos
Os estudos historiográficos têm evidenciado um crescente interesse nas práticas culturais e estilos de vida desenvolvidos no âmbito da cidade. O deslocamento das propostas de ordem econômica para uma ênfase mais cultural e estética tem colocado em relevo as diversas formas com as quais os sujeitos têm exprimido suas experiências ante o mundo e, consequentemente, a necessidade por novos modelos explicativos da realidade. Este trabalho procura lançar luz sobre os esforços de construção de sentidos no terreno da cultura brasileira no período que medeia os anos 1960/1970, dando especial atenção às mudanças efetivadas por parcela da juventude urbana brasileira no que tange a produção, consumo e circulação de bens e práticas culturais. O desenvolvimento do trabalho aborda, prioritariamente, o estudo das condições de elaboração e consumo de produtos artísticos realizados na época, assim como o delineamento dos regimes visuais presentes nessa ambiência histórica. A pesquisa se utilizou de fontes orais, imagéticas e hemerográficas, o que permitiu perceber na geração em estudo o exercício de uma função catalisadora de práticas artístico-culturais fomentadoras de novas formas de ver e dizer o Brasil.