ARTÍFICES DA CANÇÃO:HISTÓRIA E MEMÓRIA DE ARTISTAS NOS FESTIVAIS DE MÚSICA POPULAR EM TERESINA (DÉCADAS DE 1970 E 1980)
História. Memória. Festivais de Música Popular. Teresina.
O presente trabalho analisa as experiências de um grupo de artistas nos principais festivais de música popular em Teresina, nas décadas de 1970 e 1980. Apropriando-se do conceito de canção popular como uma narrativa musical curta que combina música/melodia e poesia/texto (HERMETO, 2012). Discute porque os festivais em Teresina começaram quase dez anos depois daqueles da chamada Era dos Festivais e, como os artistas de Teresina (re)significaram a marcante produção musical do período – MPB, Tropicália e do Pessoal do Ceará – e fizeram suas canções autorais. Por meio de relatos orais de músicos e poetas que vivenciaram esse momento, toma-se suas memórias como matéria-prima para se investigar como foram suas atuações nestes festivais de música popular, observando também as sociabilidades que estes conferiram à cidade de Teresina. Assim, busca-se observar como os protagonistas desses eventos organizavam-se e construíram/inventaram suas próprias canções dentro dos espaços culturais diversificados da cidade e, como estes comportaram-se frente às estratégias das políticas culturais dos governos da época (CERTEAU, 1994). Para tanto, utilizaremos os principais aportes teórico-metodológicos da história oral, (DELGADO, 2006), estabelecendo também um diálogo entre História Cultural e música popular (NAPOLITANO, 2005) e, discutindo por fim, a ocupação do espaço urbano de Teresina por meio do estudo correlacionado das noções de práticas culturais e representação (CHARTIER, 1990).