Teresina (em) Cena: Apropriações Históricas no Espetáculo Teatral Itararé - a República dos desvalidos de Afonso Lima
Teatro-Teresina-Subjetividade-Urbanização
Na relação interdisciplinar entre história e teatro, é possível perceber indícios de uma determinada sociedade, uma vez que essa obra de arte encena tensões sociais por meio de suas linguagens, representando elementos da realidade brasileira. Partindo da análise de fontes hemerográficas, textos dramatúrgicos, bem como da história oral na construção de fontes orais, realizou-se uma reflexão em torno do espetáculo teatral Itararé-a República dos Desvalidos, de autoria de Afonso Lima. Essa obra permite perceber as relações e conflitos ocorridos no Brasil e na cidade de Teresina nas décadas de 1970 e 1980, período caracterizado pela ditadura militar e pelo processo de urbanização ocorrido nas cidades de grande e médio porte. Nesse entendimento, Itararé revela uma nova possibilidade de leitura do tecido urbano, e dos sujeitos que compõem sua malha, uma vez que, por meio de suas táticas e linguagens, esse espetáculo constitui novos dizeres sobre esse processo de urbanização, evidenciando o que os discursos oficiais não revelavam. Dos arcabouços teóricos usados neste trabalho, utilizo de Michel de Certeau a noção de tática e estratégias, como também de espaço; Ítalo Calvino me servirá o conceito de cidades invisíveis; de Peter Pealbart, a noção de subjetividade; de Bertolt Brecht a teoria do efeito do distanciamento, de teatro épico e de Suely Rolnik me será útil a ideia de uma cartografia sentimental.