Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FERNANDA FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA FERNANDA FERNANDES
DATA: 12/09/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reunião do PPGHB
TÍTULO: UM CINEASTA ENTRE O PASSADO E O FUTURO: CARLOS DIEGUES ATRAVÉS DAS ANÁLISES DOS FILMES XICA DA SILVA (1976) E BYE BYE, BRASIL (1979).
PALAVRAS-CHAVES: Carlos Diegues. Xica da Silva. Bye Bye, Brasil. Análise fílmica.
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

 

 

Este trabalho tem como objetivo compreender como os filmes Xica da Silva (1976) e Bye Bye, Brasil (1979) do diretor Carlos Diegues configuram-se no momento sócio-político da ressaca dos processos culturais da década de 1960 e a ansiedade pela abertura política. Operacionalizando os conceitos de Espaço de experiência e Horizonte de expectativas de Reinhart Koselleck e de Representação de Roger Chartier, buscamos analisar como o contexto histórico relacionado à época de produção dos filmes foi representado nas películas, e ainda, quais as representações construídas a partir da articulação entre narrativa e imagens nos filmes. Os estudos de Jacques Aumont e David Bordwell oferecem suporte para a análise das imagens, dos componentes narrativos e imagéticos propriamente ditos. A metodologia desta pesquisa consiste na análise das fontes documentais e da base bibliográfica para análise dos filmes, das críticas relacionadas a estes e do recorte temporal no qual as produções se inserem, para compor a relação das películas com o seu momento de produção. As fontes utilizadas traduzem-se em jornais e revistas do período. Esta dissertação encontra-se estruturada em três capítulos: no primeiro apresenta-se a relação de Carlos Diegues com o cinema, bem como informações contextuais referentes ao período de produção e lançamento dos filmes. No segundo e terceiro, Xica da Silva e Bye Bye, Brasil respectivamente, são apresentados, analisados enquanto representações de um determinado período temporal, e analisados enquanto produto da cultura visual de uma época.

 
 
 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2367712 - FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO
Presidente - 876.437.153-00 - JAISON CASTRO SILVA - IFPI
Interno - 2167352 - TERESINHA DE JESUS MESQUITA QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 17/08/2018 11:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 09:04