Na terça-feira, 27 de agosto de 2019, a Balada Literária e Festival de Teatro Lusófono (FestLuso 2019), contemplou o Prof. Edwar de Alencar Castelo Branco, docente da Universidade Federal do Piauí, com o Troféu Paulo Freire de resistência cultural.
A premiação é uma homenagem do evento ao papel de figuras de destaque no âmbito educacional piauiense. Com longa carreira acadêmica e há quase 30 anos em atuação na UFPI, o Prof. Dr. Edwar Castelo Branco, é docente de Graduação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Curso de História (PPGHB) da Universidade Federal do Piauí.
Especialista em História do Brasil, é titular de diversos prêmios, mas conta, emocionado, a importância deste em especial. “O Troféu Paulo Freire de resistência cultural é o mais significativo prêmio que recebi em minha vida por conta das circunstâncias históricas que o Brasil atravessa atualmente”, revela o Coordenador.
Para o Prof. Dr. Edwar Castelo Branco, a representatividade do pedagogo Paulo Freire reitera o significado da referente homenagem. “Paulo Freire foi alguém que sempre colocou a educação como instrumento de transformação e de igualdade social. Na educação brasileira, foi um intelectual que emergiu sob a ditadura e conseguiu se instaurar no ambiente universitário. Paulo Freire e a Pedagogia do Oprimido são o centro da existência e resistência no cenário brasileiro e particularmente na universidade”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Piauí.