Notícias

UFPI sedia palestra com o Prof. José Murilo de Carvalho sobre "Os Pecados da República"

No dia 03 de setembro de 2019, a Universidade Federal do Piauí recebeu o Prof. José Murilo de Carvalho, que visitava a capital piauiense a pretexto do lançamento do livro "Jovita Alves Feitosa: voluntária da pátria, voluntária da morte", no qual estudou a personagem que, vivendo no Piauí em meados do século XIX, se voluntariou a participar da Guerra do Paraguai.

 

A palestra ministrada pelo Prof. José Murilo de Carvalho ocorreu no Auditório Noé Mendes, no Centro de Ciências Humanas e Letras, e foi mediada pelo Prof. Johny Santana de Araújo, cuja tese de doutorado, estudo sobre a participação de piauienses na Guerra do Paraguai, se encontra citada no recém-lançado livro do convidado.

 

Na palestra, José Murilo de Carvalho abordou a experiência histórica da República e o longo caminho da cidadania no Brasil, bem como falou de sua trajetória pessoal e acadêmica, abordando questões tematizadas nos livros "A formação das almas", "Os bestializados", "Pontos e bordados", "A cidadania no Brasil" e "Os pecados da República", amplamente difundidos na academia brasileira, especialmente nos cursos de graduação e pós-graduação em História.

 

A palestra contou com ampla participação de discentes e docentes do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil.

Notícia cadastrada em: 20/09/2019 13:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 18/04/2024 11:34