O presente trabalho discute o início da formação de professores em nível superior para o ensino secundário
no Estado do Piauí, mais especificamente em Teresina, no período de 1958 até 1971. A escolha do recorte
temporal desta pesquisa se encontra diretamente associada aos doze anos de funcionamento da Faculdade
Católica de Filosofia do Piauí (FAFI). Assim, a FAFI atravessa os caminhos que aqui foram trilhados por
esta, se apresentar como a primeira instituição de ensino superior do Piauí responsável por habilitar docentes
para lecionarem nas escolas secundárias do Estado. A criação da FAFI acontece em um contexto
caracterizado por uma emergência histórica de reorganização do ensino secundário e alteração do trabalho
docente no sistema de educação do Piauí, bem como, da expansão do ensino superior em todo o território
brasileiro. Diante desse cenário, a Faculdade – antes de sua instituição, durante a sua existência e no
processo de encerramento de suas atividades – se apresentou como ponto de articulação entre os discursos da
Igreja Católica, do governo estadual e dos interesses de alguns intelectuais que se propuseram a pensar o
desenvolvimento do Piauí. Essa articulação dos discursos acontece, principalmente, porque o período em
questão é marcado por ideias de modernidade em diferentes áreas de atuação, inclusive no ensino,
mobilizando políticos, religiosos e parte da cultura letrada a se envolverem em projetos que proporcionassem
esse status em relação a outros pontos do país. A partir da análise de fontes hemerográficas pesquisadas no
Arquivo Público do Piauí, – jornal “O Dia”, “Jornal do Piauí”, “O Dominical” e o jornal “O Piauí” –
documentos disponibilizados pelo o site do Senado Federal, tais como, os Decretos que regulamentaram o
ensino secundário e a formação de professores no Piauí e no cenário nacional em períodos que antecederam e
sucederam a criação e consolidação da FAFI e narrativas publicadas nos Anais do Seminário “Presente do
Passado: A Faculdade Católica de Filosofia na História da Educação no Piauí” a pesquisa pretende contribuir
para os estudos que versam sobre o ensino de História e da educação brasileira dos domínios historiográficos
já consolidados no grande “arquipélago do conhecimento”.