Notícias

Banca de DEFESA: FRANCIMARY ALZIRA CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCIMARY ALZIRA CAVALCANTE
DATA: 28/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: CCHL - Ambiente remoto
TÍTULO: “EU NÃO SOU UM CANTOR DE SONHOS”: Embates estéticos, crônica social e censura nas músicas de Odair José (Década de 1970)
PALAVRAS-CHAVES: Odair José, Música brega. Censura. Estigma.
PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO:

Trata-se de um estudo acerca de como se deu a construção da figura de Odair José no interior do cenário nacional com ênfase na década de 1970, momento após a consolidação da identidade da MPB, onde artistas de determinados gêneros musicais eram deixados à margem, como o próprio Odair, considerando que o mesmo fazia uma “submúsica”. Este estudo é realizado principalmente através das entrevistas concedidas por Odair José aos mais diferentes meios, como jornais da década de 1970 e a canais do YouTube já nos anos 2000; por meio também das letras do próprio compositor, onde ele, autodenominado cronista social, traça uma abordagem de como a sociedade estava, trazendo assuntos considerados tabus e temas que não eram muito usuais nas músicas, como prostitutas, pílula anticoncepcional e empregadas domésticas. Sendo assim, no decorrer deste trabalho, tentaremos responder a indagações como: como se deu o processo de estigmatização de Odair José enquanto cantor “brega”?  Para isso, tomaremos como base textos de autores como: Paulo César de Araújo, Emília Saraiva Nery, Ivan Luis Cavalcanti, Marcos Napolitano, Edwar de Alencar Castelo Branco, Erving Goffman, Adorno e Horkheimer.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2061327 - FABIO LEONARDO CASTELO BRANCO BRITO
Presidente - 2574855 - FREDERICO OSANAN AMORIM LIMA
Externo à Instituição - JULIERME SEBASTIÃO MORAIS DE SOUZA - UFU
Notícia cadastrada em: 27/03/2021 11:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 08:53