Lançamento editorial: Em cada conta um lamento

Marluce Lima de Morais, Mestre em História do Brasil e professora do IFPI- Campus Uruçuí lança seu livro intitulado "Em cada conta um lamento" dia 06 de agosto de 2013, ás 18:30 na Livraria Ancheita (situada na Av. D. Severino, bairro de Fatima em Teresina-PI.)

O livro é  resultante da pesquisa de mestrado realizada neste programa de pós-graduação em Historia do Brasil pela Universidade Federal do Piauí e foi editado como primeiro volume da Coleção VOX MUSEI arte e patrimônio, Grupo de pesquisa -CNPq, Univsidade Federal do Piauí " memória, ensino e patrimônio cultural" , e CIEBA centro de investigação e de Estudos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

A autora apresenta uma pesquisa de natureza histórico-etnográfica sobre as atitudes diante da morte e dos mortos, rituais praticados por senhores e senhoras rezantes no Nordeste do Brasil; elege a cidade de Alto Longá, no sertão do Piauí, como espaço de investigação. A partir de aportes teórico-metodológicos da História e da Antropologia, procura compreender e interpretar, nas histórias de vida e de devoção, os sentidos e significados de gestos, orações, palavras e emoções, que marcam as canções e os lamentos diante da morte – as Incelências. Privilegia a metodologia da História Oral e Etnografia, conceitos de história de vida, memória, tradição, religiosidade e devoção. Busca compreender de que maneira os rituais de morte significam e se tornam parte das vivências de uma comunidade diante às interferências de um tempo carregado de agoras.

Notícia cadastrada em: 15/07/2013 19:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 07:40