Notícias

Banca de DEFESA: BENILTON TORRES DE LACERDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BENILTON TORRES DE LACERDA
DATA: 27/08/2013
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGHB
TÍTULO:

O ALTAR POLITIZADO: O bairro Parque Piauí (Teresina – PI) e a ação da Igreja Católica na organização dos movimentos populares (1968 – 1985)


PALAVRAS-CHAVES:

Cidade, política habitacional, bairro, Igreja católica e movimento popular.


PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O presente trabalho trata do processo de formação do Conjunto Habitacional Parque Piauí e da ação da Igreja Católica na organização dos movimentos populares no período compreendido entre 1968 – 1985. A pesquisa evidenciou a política habitacional do governo federal implantada pelo Banco Nacional de Habitação – BNH, que, teve como um dos resultados, a edificação do maior Conjunto Habitacional na cidade de Teresina no final dos anos de 1960 e inicio da década de 1970, como também, enfatizou a carência dos serviços públicos através da lembrança dos primeiros moradores do Conjunto Habitacional. O texto narra o Conjunto se constituindo em bairro, através da movimentação de sujeitos e agentes religiosos da Igreja Católica que, se articularam em torno do altar progressista católico, para formação de uma consciência crítica e politizada da realidade política da época, o que fez surgir sentimentos de insatisfação, que foram materializados nas manifestações reivindicativas realizadas no bairro pelos movimentos populares. Para a tessitura do trabalho, foi utilizado pesquisa em documentação oficial, fontes Hemerográficas, fotografias e lançamos mão do uso da metodologia da história oral. O trabalho mostra as relações sociais estabelecidas entre a comunidade do bairro e o altar católico, entre fé, política e participação popular.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALCEBIADES COSTA FILHO - UESPI
Externo ao Programa - 423356 - ANTONIA JESUITA DE LIMA
Presidente - 423663 - FRANCISCO ALCIDES DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 07/08/2013 11:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 16/04/2024 11:48