Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAAC GABRIEL DIAS GARCEZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAAC GABRIEL DIAS GARCEZ
DATA: 26/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: UFPI -CCHL
TÍTULO: O PROGRESSO LIBERAL: ANÁLISE DAS ATUAÇÕES DE DEOLINDO MOURA E DE JOSÉ MANOEL DE FREITAS NA PROVÍNCIA DO PIAUÍ (1860-1870)
PALAVRAS-CHAVES: Piauí; política imperial; Partido Liberal; ideias políticas.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil Império
RESUMO:

Esta pesquisa se insere nos estudos sobre a política piauiense no período imperial e tem como finalidade aprofundar a reflexão sobre o período e possibilitar que o conhecimento sobre o Piauí, pela comunidade em geral, cresça. Nossos estudos examinaram a conjuntura política do Piauí na década de 1860 ressaltando a atividade profissional de dois sujeitos integrantes do Partido Liberal e do movimento progressista, Deolindo Moura e José de Freitas. A imprensa periódica nos serviu para compreender a movimentação desses sujeitos e dos partidos políticos que estavam inseridos por ser essa a principal plataforma utilizada no período para a socialização das ideias públicas. Além dos periódicos piauienses, foram analisados os documentos publicados e redigidos pelos gabinetes da presidência da província do Piauí e da Assembleia Legislativa, os quais nos serviram para visualizar o registro das atividades desses sujeitos quando instituídos na chefia de cargos que orientaram a direção da comunidade piauiense. A relação com o governo central no Rio de Janeiro e com os acontecimentos do período, ao qual coube destaque a Guerra contra o Paraguai, foram analisados, entendendo as formas de interação e os sujeitos participantes dessas intermediações.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1783526 - FRANCISCO GLEISON DA COSTA MONTEIRO
Interno - 2174309 - PEDRO VILARINHO CASTELO BRANCO
Presidente - 2167352 - TERESINHA DE JESUS MESQUITA QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 01/08/2022 09:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 16:18