Banca de QUALIFICAÇÃO: GIZELI DA CONCEIÇÃO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIZELI DA CONCEIÇÃO LIMA
DATA: 11/04/2023
LOCAL: Sala do Doutorado
TÍTULO: A DEMOCRACIA E A REPÚBLICA NOS MANUAIS DE HISTÓRIA UNIVERSAL DO SEGUNDO REINADO E DA PRIMEIRA REPÚBLICA: Percursos do ensino de História Antiga nas escolas secundárias brasileiras.
PALAVRAS-CHAVES: Compêndios de História Universal; democracia; república; ensino de História Antiga no Brasil
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil Império

A pesquisa a ser desenvolvida nessa tese de doutorado buscará produzir uma reflexão mais aprofundada sobre o estudo dos usos do passado clássico na contemporaneidade. A proposta consiste em investigar as implicações ideológicas da história antiga escolar mais precisamente as concepções de ‘democracia’ e ‘república’ nos compêndios de História Universal de Justiniano José da Rocha (1860), Pedro Parley (1869), Victor Duruy (1865), Padre Raphael M. Galanti S. J (1907), José E. C. de Sá e Benevides (1912), João Maria da Gama Berquó (1895) e de Rocha Pombo (1898), dedicados aos conteúdos de História Antiga, tendo em vista a relevância dos estudos clássicos para formação humanística pretendida pelas escolas secundárias. A escolha desses compêndios tem como principal justificativa a circulação dessas obras em território nacional no período que compreende a segunda metade do Império brasileiro e a primeira república momento em que ocorreram reformas educacionais importantes para o país que demonstram a proposta de uma instituição de nível secundário como algo imprescindível, urgente e necessário tendo como modelo o ensino da corte. Para entendermos melhor esse processo, destacamos como recorte temporal o marco inicial de nosso estudo com a reforma de Couto Ferraz promulgada em 1954 e prosseguiremos estudando até a lei brasileira de ensino Rivadávia Correia em 1911/1912. A metodologia para a realização desta proposta de investigação será a análise dos discursos presentes/ausentes em nossas fontes, a partir do modelo oferecido por Michel Pêcheux, nosso principal referencial teórico. Além disso, Os autores Gregolin (2006), Orlandi (2004,2007), Picanço (2006) que comungam da mesma metodologia de análise Pêcheux de nos ajudarão também a compreender os artifícios retóricos presentes em nossas fontes.

Interno - 2335100 - CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES
Interno - 1783526 - FRANCISCO GLEISON DA COSTA MONTEIRO
Interno - 1551249 - JOHNY SANTANA DE ARAUJO
Presidente - 1064114 - JOSE PETRUCIO DE FARIAS JUNIOR