IV SEMINÁRIO PPGHB e I ENCONTRO DE DISCENTES E EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DO BRASIL

O IV Seminário de Pós-Graduação em História do Brasil – Escrita da História: Cultura e poder e, concomitantemente, o I Encontro de Discentes e Egressos do PPGHB, será um evento científico e cultural que congrega os pesquisadores das Linhas de Pesquisa de História, Cultura e Arte e História, Cidades, Memória e Trabalho, objetivando conexões das pesquisas em andamentos, discussão bibliográfica e a ampliação dos debates teórico-metodológicos.

Após dois anos de pandemia o seminário será presencial, exceto, um Simpósio Temático que reservaremos para aqueles pesquisadores/as de outros estados e/ou de regiões interioranas do Piauí que, porventura, tenham dificuldades com deslocamentos.

O Seminário constitui-se como uma possibilidade para maior entrosamento entre as pesquisas de diferentes turmas, tanto de mestrandos, doutorandos e dos pós-doutorandos do PPGHB, visa também congregar pesquisadores e suas experiências de pesquisa, socialização de conhecimento, aprendizagem mútua e enriquecimento cultural de diversas instituições regional e nacional.

Assim, o evento deve proporcionar um espaço singular de intercâmbio de experiências de pesquisa, socialização de conhecimento, aprendizagem mútua e enriquecimento cultural.

São atividades que conferem ao evento uma ampla visibilidade e destaque científico: Conferências, Mesas de Discussão, comunicações orais, feiras culturais e de livros e a socialização dos resultados de pesquisas concluídas e/ou em andamento, dentre outras atividades.

É importante enfatizarmos que a organização está a cargo de pesquisadores/as e dos discentes do PPGHB, também contamos com o trabalho primoroso dos petianos do Departamento de História. E para a formação da Comissão Científica, além dos docentes do programa, contamos com a colaboração de docentes das seguintes instituições: Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Regional do Cariri (URCA).

O evento acontecerá nas dependências do CCHL – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI. As palestras e os Simpósios Temáticos, no Auditório Noé Mendes - CCHL/UFPI e os municursos/oficinas nas salas de aula do Departamento de História.

OBJETIVOS

·         Debater as conexões entre os estudos historiográficos com temas, recortes e espaços sociais diversos no campo da história;

·         Ampliar as discussões dos novos saberes no campo da escrita da história e propiciar a interlocução com as múltiplas formas de apropriação/construção do conhecimento historiográfico;

·         Despertar o interesse pela pesquisa e formação de novos pesquisadores.

Período do evento: 24 a 27 de outubro

Local: Centro de Ciências Humanas e Letras/UFPI

Link da localização do evento:

Site: https://ivseminarioppghb.wixsite.com/iv-semin-rio---ppghb

Notícia cadastrada em: 30/07/2023 19:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 06/05/2024 07:35