I Encontro Nacional sobre e dos Povos Ciganos do Piauí. Tema: POVOS CIGANOS NO BRASIL: políticas públicas para a promoção da cidadania

Sobre o evento

A Universidade Federal do Piauí por meio do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB-UFPI) tem a honra de convidar vossa senhoria para participar do I Encontro Nacional sobre e dos Povos Ciganos do Piauí com o tema POVOS CIGANOS NO BRASIL: políticas públicas para a promoção da cidadania. O evento representa excelente oportunidade para ampliação do conhecimento no campo da História, das Políticas Públicas, Ciência Política, Antropologia, Sociologia e de áreas afins, objetivando a investigação de um campo profícuo de debates de discussões que associam a história e políticas públicas às identidades étnicas dos povos ciganos no contexto do Brasil Contemporâneo, prenhe de mudanças e transformações.

O evento reunirá importantes pesquisadores, conferencistas, agentes políticos e públicos, lideranças dos povos ciganos, ministrantes de minicursos, debatedores e coordenadores de simpósios temáticos do Brasil e do exterior. A ser realizado em formato híbrido (presencial e remoto), o Encontro realizar-se-á nos dias 07 e 08 de novembro de 2023, no Auditório Maria Salomé do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina – PI.

Trata-se de um evento de caráter científico com forte comprometimento social, de extensão acadêmica, debate político e de profissionalização de professores do ensino superior, educação básica e pesquisadores das ciências histórica, antropológica, sociológica e das políticas públicas que investigam as experiências históricas dos povos ciganos do Brasil em suas ambiências, singularidades, práticas, apropriações e representações.

Serão realizadas atividades que conferem ao evento uma ampla visibilidade e destaque científico: comunicações orais com resultados de pesquisas concluídas e/ou em andamento, minicursos, conferências, mostras de artes plásticas, atividades culturais, lançamentos de livros, dentre outras atividades, todas com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPICoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESAssociação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPIGoverno do Estado e Tribunal de Justiça do Piauí.

Pagamento da inscrição será Via PIX para: luis-albano@hotmail.com - Luís Carlos Albano Duarte Sousa. Enviar comprovante de pagamento para o e-mail: encontropovosciganospiaui@gmail.com com as seguintes informações PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO+NOME COMPLETO.

Os que submeterem trabalhos aos Simpósios Temáticos, após submissão e pagamento (PIX supracitado), enviar comprovante de pagamento para o e-mail: encontropovosciganospiaui@gmail.com com as seguintes informações PAGAMENTO DE SUBMISSÃO+NOME COMPLETO+NOME DO SIMPÓSIO.

Notícia cadastrada em: 19/08/2023 15:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 06/05/2024 02:05