Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GERMANA LEAL DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERMANA LEAL DE SOUSA
DATA: 02/10/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma digital – Google Meet.
TÍTULO: Cartografia das águas: história de memória da população ribeirinha da cidade de Guadalupe- Pi na década de 1960.
PALAVRAS-CHAVES: Cartografia; História; Memória.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO:

O presente trabalho objetiva cartografar as memórias e histórias da população ribeirinha da cidade de Guadalupe – PI, na década de 1970. O método da Esquizoanálise, denominado de Cartografia estabelecido por Deleuze e Gatarri (1995) é uma das ferramentas adotadas para a análise do recorte da sociedade, no referido espaço de tempo. O método permite o mapeamento dos modos de vida, dos processos e movimentos dos desejos e afetos, partindo da lógica do rizoma, com o intuito de captar a dimensão processual dos fenômenos, no processo de subjetividade de pessoas e grupos por meio de seus trajetos. A análise dos fenômenos é capiturada, igualmente, pela metodologia da História Oral, uma vez que através desta ferramenta fora produzido um acervo de entrevistas para complementação dos documentos utilizados na pesquisa. Entre os documentos utilizados está o jornal A Saudade, livros, revistas, relatórios da Companhia Hidrelétrica de Boa Esperança, fotografias e entrevistas que permitem uma análise mais completa do objeto. Ao final, a pesquisa pretende compor uma visão múltipla dos movimentos no qual o indivíduo se conecta à coletividade, ao tempo, o espaço e ao meio ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423663 - FRANCISCO ALCIDES DO NASCIMENTO
Interno - 2367712 - FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO
Interno - 1783526 - FRANCISCO GLEISON DA COSTA MONTEIRO
Notícia cadastrada em: 28/09/2023 20:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/02/2024 15:23