Missão entre o PPGHB e o Centro de História (CH) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).

O Prof. Dr. Johny Santana de Araújo, docente e pesquisador do PPGHB, esteve no Centro de História (CH) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Sua agenda esteve repleta de atividades que, sob os auspícios da proposta de internacionalização preconizada pela CAPES, como forma de fortalecimento dos programas de Pós-graduação o pesquisador vem desde junho do ano de 2022 realizando atividades no Centro de História/UL em que se tornou Membro Associado do Grupo de Pesquisa em História Militar.

Desde o dia 4 está em Lisboa, Portugal e participa de uma de uma série de atividades. A primeira agenda foi a visita ao Centro de História em que participou de uma reunião com o organizador e coordenador do Grupo de Pesquisa em História Militar, Prof. Dr. Augusto Antônio Alves Salgado, em que discutiram estratégias e providências a respeito das atividades de pesquisa e integração entre o grupo e o PPGHB/UFPI.

A segunda agenda, de 5 a 7/12, participou do Congresso Internacional WAR@SEA (A GUERRA NO MAR) - CIÊNCIA E TECNOLOGIA. O Prof. Dr. Johny Santana de Araújo, além de realizar comunicação, também esteve à frente da organização, sendo o Chair da 3ª Sessão de apresentações/ 3rd Session realizada no dia 06 de dezembro intitulado WAR IN LATE MODERN AGE.

No dia seguinte, 07 de dezembro, o Professor Dr. Johny Santana, apresentou o trabalho intitulado:  Os Programas Navais do Brasil do primeiro decênio do século XX: da teoria à prática real da guerra no mar, no decorrer da 7ª Sessão de apresentações / 7th Session EARLY 20TH CENTURY.

No dia 8/12, sua agenda de trabalho foi com o Prof. Dr. José da Silva Horta, Diretor do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em que tratou da produção e oficialização do aditivo ao convênio de internacionalização entre o PPGHB/UFPI e o referido Centro. Nessa mesma data, ainda teve reunião com membros do Grupo de Pesquisa em História Militar e RLABHM – Rede Luso-Afro-Brasileira de História Militar.

No dia 9/12 realizou visita técnica, acompanhado dos professores Profs. Drs. José da Silva Horta, Augusto Antônio e Raimundo Lenildes aos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo - Visita ao Museu de Marinha da Marinha Portuguesa e à Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM).

Diante do exposto, o PPGHB parabeniza o Prof. Dr. Johny Santana de Araújo pelas atividades e por selar essa parceria entre o nosso programa e o Centro de História/UL e assim ampliar as oportunidades de intercâmbio para os docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil.

Notícia cadastrada em: 10/12/2023 10:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 05/05/2024 19:34