Alunos do PPGHB são aprovados para Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

A doutoranda Daiane Rufino Leal e o doutorando Julio de Sá Alvarenga, que estão, respectivamente, no quarto e terceiro ano do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em História do Brasil foram aprovados na seleção nacional do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – PDSE/ Capes. Daiane e Júlio irão fazer estágio de doutoramento na Universidade do Porto, em Portugal.

Os dois estudantes passaram inicialmente por um processo de seleção interna conduzido pelo PPGHB e pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFPI e depois pela etapa nacional. Eles tiveram que apresentar um projeto e plano de trabalho de pesquisa a ser desenvolvido durante a estadia em Portugal, onde terão a coorientação da professora doutora Paula Guerra no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Na UFPI, Daiane Rufino é orientanda do professor doutor Edwar Castelo Branco e Júlio, do professor doutor Frederico Osanan.

Daiane Leal ficará por três meses e Júlio Alvarenga durante seis meses. O período é adequado à pesquisa de cada um. Ela vai pesquisar como as artes de vanguarda brasileiras nos anos 1960 e 1970 contribuíram para a imagem do Brasil na Europa e Julio vai investigar as relações entre as produções cinematográficas desenvolvidas no Brasil e na Europa.

Os doutorandos selecionados e contemplados com a bolsa Capes estão com ótimas expectativas para a experiência que irão viver em 2024. “Acredito que fazer doutorado sanduíche é uma oportunidade importante para enriquecimento pessoal, contato com outros programas/tradições de pesquisa e trocas culturais. Por conta disso, recomendo que mais discentes façam as futuras seleções”, disse o doutorando Júlio Alvarenga.

“Programas como o PDSE são muito importantes para a nossa formação enquanto pesquisadores e professores, estou muito grata pela oportunidade e pelo apoio que recebi do meu orientador e da coordenação do PPGBH para que este projeto profissional pudesse ser realizado”, relatou a aluna Daiane Rufino.

Além das atividades de pesquisa, Júlio e Daiane irão conhecer as experiências didático-pedagógicas da Universidade visitada e poderão participar de eventos acadêmicos realizados naquele país. A estadia em Portugal também dará aos estudantes pesquisadores a oportunidade de vivências culturais diversas. Quando retornarem ao Brasil, Júlio e Daiane darão continuidade à orientação e redação de tese e conclusão do doutorado na UFPI.

Diante do exposto, o PPGHB parabeniza os doutorandos pelo êxito da bolsa e desejamos que possam vivenciar essa experiência de forma intensa e por essa parceria com a Universidade do Porto, em Portugal se amplia o plano estratégico de internacionalização do PPGHB, fortalecendo oportunidades de intercâmbio para os docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil.

Notícia cadastrada em: 20/02/2024 09:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 06/05/2024 02:50