Notícias

Banca de DEFESA: LUCAS ANDRE DA LUZ SILVA DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS ANDRE DA LUZ SILVA DIAS
DATA: 21/03/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ENTRE A TERRA E O RIO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DE PESCADORES ATINGIDOS PELA USINA HIDRELÉTRICA DE ESTREITO EM BABAÇULÂNDIA- T0 (2004- 2023).
PALAVRAS-CHAVES: História. Memória. Pescadores. Babaçulândia. Hidrelétrica.
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO:

Este trabalho possui a intenção de verificar os aspectos formativos da memória acerca da construção da Usina Hidrelétrica de Estreito entre os pescadores da cidade de Babaçulândia, no interior do Tocantins. Os depoimentos colhidos, com o aporte teórico-metodológico da História Oral, evidenciam que as consequências do empreendimento estão sendo incessantemente atualizadas e corroboram na formação de uma memória constantemente em disputa entre os membros da Colônia-Z15. Identificamos que o processo indenizatório e o tratamento oferecido pelo Consórcio Estreito Energia (CESTE) aos pescadores atingidos, no período em que a obra se iniciava, são alguns dos fatores decisivos para a conformação de uma memória alinhada à história oficial da obra ou para o cultivo de uma memória subterrânea. Para compreendermos esses processos de tessitura dessa disputa pela memória da obra, procuramos investigar as contradições contidas nos depoimentos dos pescadores que estão mais alinhados narrativamente ao empreendimento e as dores daqueles que rejeitam com bastante ênfase um legado positivo da construção. Entendemos, assim como Montenegro (1992), que parte desses conflitos se deve ao fato de que a história é um campo de batalhas, sendo o estabelecimento de uma narrativa homogênea o principal artífice para estabelecer os “vencedores” e os “vencidos” dessa história.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2335100 - CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES
Externo à Instituição - FERNANDO BAGIOTTO BOTTON - UESPI
Presidente - 747.008.043-00 - MARCELO DE SOUSA NETO - UESPI
Notícia cadastrada em: 24/02/2024 18:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 22/05/2024 08:09