Banca de DEFESA: NATHIELY DE ARAÚJO SILVA

DISCENTE: NATHIELY DE ARAÚJO SILVA
DATA: 21/03/2024
LOCAL: Sala do Mestrado
TÍTULO: O IMPEACHMENT É UM ESPETÁCULO DIGNO DE NOTA: O PROCESSO DE DEPOSIÇÃO DA PRESIDENTA DILMA ROUSEFF NOS JORNAIS O DIA E MEIO NORTE (2015 – 2016).
PALAVRAS-CHAVES: História. Política. Imprensa. Piauí.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

Em dezembro de 2015, a presidenta Dilma Rousseff – após ser eleita e reeleita democraticamente, foi acusada de crimes de responsabilidade fiscal pelos juristas Miguel Reale Júnior, Janaína Pascoal e pelo advogado Hélio Pereira Bicudo. No documento apresentado ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha; os autores do arquivo, argumentavam que o governo havia pedido ao Banco do Brasil e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que aditassem os pagamentos do Plano Safra e do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) e que tais ações eram consideradas como um ato ilícito pela legislação brasileira. Ao receber o documento, Eduardo Cunha acatou com o pedido de impeachment e partir daquele momento o processo de deposição começou a tramitar pelas casas legislativas; primeiro pela Câmara Federal e em seguida, pelo Senado. Diante desse cenário, esta pesquisa busca analisar como os jornais O Dia e Meio Norte, da cidade de Teresina no Piauí, abordaram o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, no período de dezembro de 2015 a agosto de 2016, analisando as suas semelhanças e diferenças na forma de representação desse acontecimento. O recorte temporal proposto pela pesquisa se justifica pela necessidade de compreendermos a abordagem dos referidos jornais desde a apresentação do pedido de deposição (em dezembro de 2015) até o afastamento definitivo da presidenta Dilma Rousseff, em 31 agosto de 2016. No que diz respeito aos jornais, a escolha dos mesmos se justifica por serem os dois periódicos, de Teresina, com maior circulação diária. Metodologicamente, a dissertação possui um caráter empírico  demarcado pelas discussões de História e Imprensa a partir da análise dos jornais mencionados que são tanto objeto como fonte de pesquisa. Assim, para a compreensão da relação entre a História e Imprensa, a análise do discurso e análise imagética propostas por Capelato (2015), Barbosa (2007) e De Luca (2019) foram de fundamental importância. No que concerne à História Política, as discussões de Fontineles (2019), Motta (2009), Bernstein (1998), Dias e Segurado (2018) contribuíram substantivamente para o alcance dos objetivos da pesquisa. A partir das fontes analisadas, tais como Folha de São Paulo, G1, Terra, Uol, Agência Brasil, site  do Senado e Câmara Federal, revista da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), institutos de opinião como EXAME/IDEIA, Manchetômetro, DataFolha, jornais O Dia e  Meio Norte e das interlocuções com os autores supracitados, foi compreendido que os jornais O Dia e Meio Norte abordaram de maneira distinta o processo de deposição da presidenta Dilma Rousseff, entre o final de 2015 e agosto de 2016. Apesar dessas distinções se darem no campo do sútil, seja por uma palavra, pelo uso de cores variadas, pela reiteração e omissão de temas e personagens, bem como pela disposição da temática em suas capas, essa diferença é dotada de simbologia e de interesses políticos locais. Dessa forma, a pesquisa contribui com a historiografia do tempo presente acerca do golpe de 2016 para além dos eixos de discussões sul e sudeste, ao abordar o processo de deposição de impeachment nos jornais teresinenses.

Presidente - 2335100 - CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES
Externo à Instituição - JOSÉ PEREIRA DE SOUSA JUNIOR - UPE
Interno - 747.008.043-00 - MARCELO DE SOUSA NETO - UESPI
Notícia cadastrada em: 24/02/2024 18:45