A partir da compreensão de que a cidade se compõe de materialidade, mas também, de sensibilidades e sociabilidades, o objetivo da pesquisa é analisar as sonoridades urbanas da cidade de Picos-PI, tendo como recorte temporal o período da década de 1990, dando ênfase ao estudo histórico desta urbe, no estado do Piauí, e sua interlocução com o contexto urbano nacional. A pesquisa será guiada a partir da análise de fontes hemerográficas (Jornal Tribuna de Picos, Jornal de Picos e O Dia), orais e audiovisuais, registradas em vídeos, que foram capturados e preservados pelos citadinos, através de equipamentos tecnológicos. Os autores que embasam esta propositura são: Sandra Pesavento (2007), Michel de Certeau (2008), Jacques Le Goff (1924), Ecléa Bosi (1994), Roger Chartier (1990), José Miguel Wisnik (2017), Murray Schafer (2011) e Marcos Napolitano (2005). A pesquisa, em desenvolvimento, aponta as representações auditivas veiculadas nos periódicos supracitados, nas críticas produzidas acerca dos ruídos da cidade de Picos, buscando retratar essa possível característica de “cidade do barulho” que tinha constantes “perturbadores do sossego público”. Aponta também certo desrespeito ao regramento municipal que legislava sobre o sossego público e a utilização de alto-falantes pelos proprietários de carros de propaganda volante, além disso, discute as musicalidades reverberadas na urbe picoense, no período da década de 1990, a partir de apresentações em festividades.