Notícias

Banca de DEFESA: HÉVERTON ARAUJO MACHADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HÉVERTON ARAUJO MACHADO
DATA: 26/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA AVIAÇÃO CIVIL NO BRASIL: TRANSPORTE AÉREO E OBJETOS POSTAIS PARA O NORDESTE NAS DÉCADAS DE 1910 A 1930.
PALAVRAS-CHAVES: História. Aviação Civil. Aviação Militar. Transporte. Pessoas.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO:

Este trabalho investiga a historiografia da aviação, utilizando como base as obras de Aguiar Pinto (Os Precursores Brasileiros da Aeronáutica), Roberto Pereira de Andrade (Construção Aeronáutica no Brasil), e Alberto Santos Dumont (Os Meus Balões), além de arquivos da Aviação Militar da Primeira Guerra Mundial da França, documentos de jornais, arquivos públicos e privados, entre outros. O estudo reflete sobre o processo da História da Aviação no Brasil nas décadas de 1910 a 1930, destacando o impacto da Escola de Aviação Brasileira e a reestruturação da Escola de Aviação Militar com a Missão Francesa. O trabalho aborda a formação dos primeiros aviadores militares, responsáveis pela criação dos Correios Aéreos Militares e pela integração de pilotos brasileiros na aviação comercial. Além disso, destaca o processo de regulamentação dos serviços civis de navegação aérea no Brasil em 1925, que atraiu empresas estrangeiras para o mercado de aviação comercial, como a Condor Syndikat, que fundou as primeiras companhias de aviação no Brasil – Varig e Syndicato Condor. Por fim, o estudo ressalta a importância da aviação civil no Piauí, destacando seu papel crucial no transporte de pessoas e objetos postais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO DE MELO OLIVEIRA - UNIFA
Interno - 1783526 - FRANCISCO GLEISON DA COSTA MONTEIRO
Presidente - 1551249 - JOHNY SANTANA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 15:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 29/05/2024 12:59