Notícias

Docente e pesquisador do PPGHB/UFPI lança segunda edição de livro sobre Torquato Neto

O Livro, "Todos os dias de Paupéria: Torquato Neto e a invenção da Tropicália" é a segunda edição, ampliada e revisada. O autor é o Prof. Dr. Edwar de Alencar Castelo Branco, Docente e pesquisador do PPGHB/UFPI, tem larga experiência na docência e pesquisa acadêmica.

Segundo depoimento do prof. Dr. Fábio Leonardo, “Há treze anos, li o livro que mudou minha concepção sobre a história. Eu, um jovem aprendiz de historiador recém-graduado, começava a aprender sobre o universo em torno da Tropicália, das vanguardas estéticas dos anos 1960 e 1970, de Torquato Neto e de outras arte-manhas juvenis que dele se desdobraram”.

O foi publicado pela editora Cancioneiro, de Teresina. Lançada pela primeira vez em 2005, a obra tornou-se um clássico da historiografia brasileira ao propor que a década de 1960 teria sido o momento de emergência da pós-modernidade brasileira, na medida em que foi nesse período que se visualizou os estertores de um segmento jovem que viveu e criou sob uma compressão do espaço e do tempo e, ao mesmo tempo, sob a pulverização da vida.

Segundo o historiador Durval Muniz de Albuquerque Júnior, “o livro é original por questionar as verdades cristalizadas e proporcionar uma releitura do movimento tropicalista”.

Assim, ao invés de tentar construir uma verdade sobre a Tropicália, a obra procura desmontar as versões aceitas sobre o período e descentrar o “papel da música popular e do grupo baiano, notadamente Caetano Veloso e Gilberto Gil”, permitindo assim a visão de outras virtualidades e fazendo “emergir outras figuras malditas e mal vistas como José Agripino de Paula, Tom Zé, Jomard Muniz de Brito e o próprio Torquato Neto”.

A Coordenação do PPGHB parabeniza o autor pela publicação.

Notícia cadastrada em: 16/03/2024 15:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 29/05/2024 12:38