O presente trabalho é resultado de uma investigação acerca da trajetória artística e das representações culturais em torno da cantora popular piauiense Maria da Inglaterra, destacada como uma das figuras mais emblemáticas da cultura do Piauí. O estudo tem como objetivo principal analisar sua inserção no cenário artístico de Teresina, levando em conta as condições socioeconômicas e os desafios que moldaram sua carreira, bem como as redes de sociabilidade que contribuíram para sua ascensão no panorama cultural local. A dissertação adota uma abordagem biográfica, estruturada cronologicamente entre ao anos de 1970 ao de 2020. Além de examinar suas criações musicais e seu papel como representante da arte popular piauiense, o estudo investiga como sua memória foi construída, tanto por ela própria quanto pela sociedade, e de que maneira sua trajetória reflete e contribui para a identidade cultural regional. A pesquisa é multidisciplinar, embasada em uma vasta bibliografia que inclui livros, artigos científicos e obras literárias, além de fontes hemerográficas do Arquivo Público do Piauí e da Hemeroteca da Biblioteca Digital Nacional, de onde foram extraídas notícias, crônicas, entrevistas e fotografias. Também foram analisadas entrevistas audiovisuais, concedidas a diversos programas de TV e disponíveis no YouTube. A fundamentação teórica se apoia nos conceitos de biografia, memória, cultura, redes de sociabilidade e história das representações, com base respectivamente em autores como Pierre Bourdieu (2009), François Dosse (2009), Michel Pollak (1989), Michel de Certeau (2010), Peter Burke (2005), Jean-François Sirinelli (2003) e Roger Chartier (1990). Como resultado, o trabalho fortalece as histórias de artistas e figuras populares que, muitas vezes marginalizadas ou esquecidas, desempenham um papel essencial na construção da memória e identidade culturais locais, ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão sobre as complexas relações entre a produção cultural, a história social e os processos de representação e reconhecimento na sociedade piauiense.