• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA LENE LIMA BRANDAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURA LENE LIMA BRANDAO
DATA: 14/10/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Reunião do PPGHB
TÍTULO:

 JUVENTUDES EM TRÂNSITO:Práticas juvenis, espacialidades e corporalidades em Teresina na década de 1970.


PALAVRAS-CHAVES:

Juventude; cidade; Teresina.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:
A década de 1970 foi bastante emblemática no que tange a participação cultural juvenil. No contexto de supressão dos direitos civis estabelecido pelo AI-5, momento em que a política se fechou para o macro, houve uma migração para as ações microscópicas e para a subversão dos dispositivos que regulavam o corpo. É também a década do “milagre econômico”, dos slogans ufanistas (“Brasil: ame-o ou deixe-o!”), da copa do mundo e de novas influências culturais. A parcela da juventude em estudo se colocou contrária ao Estado autoritário brasileiro e utilizaram táticas para se fazer ouvir em uma época de silenciamento e censura. Foi nesse cenário que práticas comportamentais como a reinvenção dos signos e marcas corporais juvenis, as mudanças  relacionadas à sexualidade e ao papel feminino e o consumo tácito da cidade investiram-se de significações revolucionárias. Esse trabalho se propõe estudar as formas de ser jovem em Teresina dos anos 70 do século XX,  dando enfoque à juventude que agia de forma micropolarizada, por meio de modos particulares de subjetivação cotidiana, operando essencialmente por meio da politização da cultura, do consumo da cidade e da reinvenção de suas corporalidades juvenil empreendida nesses anos. A proposta é pensar a juventude enquanto condição e categoria históricas, compreendendo a própria genealogia do termo “juventude”, analisando como essas categorias foram construídas em meio a uma relação de saber-poder, que revelam embates no campo da linguagem e da cultura.

 

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1446998 - ELIZANGELA BARBOSA CARDOSO
Interno - 423663 - FRANCISCO ALCIDES DO NASCIMENTO
Presidente - 2167352 - TERESINHA DE JESUS MESQUITA QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 22/09/2014 09:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 23/04/2024 13:40