Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LINDALVA DE MOURA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDALVA DE MOURA ROCHA
DATA: 11/09/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais
TÍTULO: Utilização de polímeros aplicados no desenvolvimento de um extrato vegetal hidrossolúvel em pó à base de amêndoa de babaçu (Orbignya phalerata Martius)
PALAVRAS-CHAVES: Maltodextrina, goma xantana, carboximetilcelulose, ciclodextrina
PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

Os polímeros possuem vasto campo de aplicação e uma destas encontra-se na indústria de alimentos, na qual fazem uso de alguns aditivos poliméricos com a finalidade de melhorar as características reológicas, químicas e sensoriais dos seus produtos alimentícios. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo a elaboração de um extrato vegetal hidrossolúvel em pó à base de amêndoa de babaçu (Orbignya phalerata Martius) com adição de polímeros. As técnicas de caracterização utilizadas nesse estudo foram: Espectroscopia de Infravermelho (FTIR), Difração de Raios-X, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e as Análise Térmica (TG) e Termogravimetria Derivada (DTG). A análise de FTIR apresentou bandas semelhantes para todas as amostras em estudos. A técnica de caracterização por DRX permitiu observar o comportamento amorfo das amostras, sendo confirmado essa característica pelas micrografias de MEV. A caracterização por análise TG permitiu a determinação da temperatura inicial média de degradação e a obtenção da DTG forneceu os valores nos quais ocorrem o fenômeno de desidratação e os eventos de degradação dos polímeros em estágios de temperaturas semelhantes. Concluindo que a utilização de apenas um tipo de agente carreador em cada amostras não foram suficiente para causar diferenças significativas entre as amostras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2296591 - ALESSANDRA BRAGA RIBEIRO
Interno - 1570906 - BARTOLOMEU CRUZ VIANA NETO
Interno - 1553988 - EDSON CAVALCANTI DA SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 10/09/2018 17:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 30/11/2020 17:19