Notícias

Banca de DEFESA: PETTESON LINNIKER CARVALHO SERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PETTESON LINNIKER CARVALHO SERRA
DATA: 16/12/2022
HORA: 13:00
LOCAL: Auditório do PPGCEM
TÍTULO: NITRETAÇÃO E ESTUDO DO DESEMPENHO DE BROCAS DE AÇO RÁPIDO AISI M2 – EFEITOS NA EVOLUÇÃO DO DESGASTE DAS FERRAMENTAS E NA TOLERÂNCIA DIMENSIONAL E ACABAMENTO DAS SUPERFÍCIES USINADAS.
PALAVRAS-CHAVES: Nitretação a plasma; usinagem; furação; Aço AISI M2.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Metalurgia de Transformação
ESPECIALIDADE: Tratamentos Térmicos, Mecânicos e Químicos
RESUMO:

A busca por ferramentas que ofereçam elevada vida útil e baixo custo é constante em indústrias que trabalham com usinagem. Dessa forma, é justificável a busca por alternativas que ofereçam uma combinação adequada de propriedades como resistência a abrasão, dureza, dureza a quente. O presente trabalho é divido em três capítulos. O primeiro apresenta uma revisão dos principais trabalhos destinados à melhoria de ferramentas de aço rápido AISI M2 através da nitretação a plasma. Foi observado que o aumento da rugosidade superficial é inerente ao processo e afeta negativamente a resistência ao desgaste das ferramentas. Entretanto, com o controle de parâmetros como a adoção de um menor teor de nitrogênio na atmosfera nitretante é possível diminuir o aumento provocado pela nitretação. No capítulo 2 foram estudadas diferentes temperaturas de nitretação e mesmo com a formação de camada de compostos em todos os tratamentos, os que foram tratados em menores temperaturas mostraram uma melhora do desempenho na usinagem com fluido de corte. O estudo adicional da aplicação de filme de TiN sobre a camada nitretada apresentou desempenho insatisfatório que foi associado à má adesão do filme sobre a camada de compostos. O capítulo três buscou a obtenção de camadas mais estáveis (sem camada de compostos) nitretadas com menores teores de nitrogênio e também estudou diferentes temperaturas. Foram observadas menores alterações de rugosidade superficial nas amostras tratadas em menores temperaturas e o desempenho na usinagem a seco também foi melhor para essas ferramentas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6276167 - ROMULO RIBEIRO MAGALHÃES DE SOUSA
Interno - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS
Externo ao Programa - 2056226 - CLEANIO DA LUZ LIMA
Externo ao Programa - 1229211 - MARCOS GUILHERME CARVALHO BRAULIO BARBOSA
Externo à Instituição - MAXWELL SANTANA LIBÓRIO - UFRN
Externo à Instituição - THÉRCIO HENRIQUE DE CARVALHO COSTA - UFRN
Notícia cadastrada em: 15/12/2022 08:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 14/06/2024 18:53