Notícias

Banca de DEFESA: TÂNIA PATRÍCIA SILVA E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TÂNIA PATRÍCIA SILVA E SILVA
DATA: 04/04/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do Programa em Ciência e Engenharia dos Materiais
TÍTULO: SÍNTESE E PROPRIEDADES ÓPTICAS NÃO LINEARES DE NANOPARTÍCULAS BIMETÁLICAS DE OURO E PRATA SINTETIZADAS A PARTIR DO EXTRATO AQUOSO DE HYMENAEA COURBARIL (JATOBA)
PALAVRAS-CHAVES: Sintese verde; Hymenaea courbaril; Nanopartículas bimetálicas; Óptica não-linear; Z-Scan; Thermal lens
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

A síntese verde de nanopartículas metálicas (NPMs) tem sido considerada como uma alternativa inovadora e sustentável para a produção de nanopartículas metálicas, devido à utilização de organismos biológicos ou partes deles como agentes redutores e estabilizadores. O presente estudo relata pela primeira vez o uso do extrato de Hymenaea courbaril (Jatobá) como agente redutor e estabilizador na síntese de nanopartículas metálicas de ouro (AuNPs), prata (AgNPs) e bimetálicas (AuAgNPs) e a investigação de propriedades ópticas não-lineares. A presença dos grupos taninos e flavonóides presentes no extratos das folhas foram observados nos espectros de FTIR e UV-VIS. Após a produção das nanoestruturas, as bandas de ressonância de plasmon superficial (SPR) observadas nos espectros de UV-VIS confirmaram a formação das nanopartículas bimetálicas. Elas apresentam um raio hidrodinâmico médio de 100nm,  carga superficial negativa e morfologia de formato esférico. As propriedades ópticas não lineares foram obtidas pela técnica de espectroscopia de lente térmica e da técnica de varredura Z. As propriedades termo-ópticas foram investigadas através da técnica de espectroscopia térmica, e mostraram valores de difusividade térmica da ordem entre (8-10) x10-4 cm²/s. A técnica Z-Scan apresenta um índice de refração não linear é negativo e além disso observamos efeitos de absorção de dois fótons dependendo da composição da nanoestrutura. Os efeitos não lineares das nanoestruturas indicam que podem ser controlados dependendo da composição da nanoestrutura. Os resultados indicam que as partículas podem ser aplicadas em sistemas para limitação óptica, limitação óptica e terapia fototérmica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1780191 - FRANCISCO ERONI PAZ DOS SANTOS
Interno - 1553988 - EDSON CAVALCANTI DA SILVA FILHO
Externo à Instituição - GUSTAVO OLIVEIRA DE MEIRA GUSMÃO - UESPI
Notícia cadastrada em: 14/04/2023 10:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 16/06/2024 05:22