Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MONSUÊTO CARDOSO DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONSUÊTO CARDOSO DA ROCHA
DATA: 31/07/2023
HORA: 14:30
LOCAL: auditório PPGCM
TÍTULO:  Estabilidade efetiva de doxiciclina associada a argilo minerais: Investigação das propriedades antibacterianas.
PALAVRAS-CHAVES: Doxiciclina; argilo minerais; adsorção; fotoestabilidade; inibição bacteriana
PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO:

O estudo sobre a estabilidade de fármacos e formulações farmacêuticas é importante para garantir a eficácia e segurança dos produtos durante seu processo de fabricação e também seu uso. Os antibióticos são bastante utilizados no tratamento de infecções bacterianas, porém sua baixa estabilidade é um desafio para as indústrias farmacêuticas. Com isso, este estudo teve como objetivo preparar nanocompósitos estáveis do antibiótico doxycycline (DTC) e diferentes argilominerais, como montmorillonita, palygosrkite e sepiolite. Os materiais formados foram caracterizados por difração de raios-X, potencial zeta, microscopia eletrônica de transmissão, análise textural por adsorção/dessorção de N 2 e análises termogravimétricas. A fotoestabilidade dos materiais foi investigada sob irradiação ultravioleta por 200 h. O potencial antibacteriano dos materiais - irradiados e não irradiados - foi avaliado contra as linhagens Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Os resultados mostraram a formação de híbridos fotoestáveis, sugerindo que os argilominerais formam uma camada resistente reduzindo a degradação do antibiótico adsorvido. A partir dos testes in vitro, foi observada notável atividade antibacteriana da doxycycline adsorvida nos argilominerais. Para os materiais irradiados sob luz UV, a atividade antibacteriana foi mantida, especialmente contra as bactérias do grupo dos cocos gram-positivos. Logo, os sistemas DTC-argilominerais são promissores para maiores pesquisas no campo da medicina e farmácia para possíveis aplicações clínicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1722880 - JOSY ANTEVELI OSAJIMA FURTINI
Interno - 1553988 - EDSON CAVALCANTI DA SILVA FILHO
Externo ao Programa - 2199134 - MARCILIA PINHEIRO DA COSTA
Notícia cadastrada em: 28/07/2023 08:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 25/06/2024 08:49