Notícias

Banca de DEFESA: JOAO ALBERTO SANTOS PORTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO ALBERTO SANTOS PORTO
DATA: 26/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGCM
TÍTULO: Estudo Teórico-Ccomputacional das Propriedades Eletrônicas de Nanoestruturas de Carbono Contendo Reconstruções Estruturais.
PALAVRAS-CHAVES: Nanoestruturas; Nanofitas; Grafeno; DFT
PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

Esta tese propõe investigar nanostruturas de carbono automontadas por reconstruções estruturais, essas estruturas foram concatenadas mudando a geometria de borda para modificar as propriedades eletrônicas de HPA - hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (php, pop e pirenos). Para investigar as propriedades estruturais e eletrônicas destes nanocarbonos, foram utilizadas simulações computacionais usando o método da Teoria do Funcional da Densidade (DFT), conforme implementado no pacote SIESTA. Os HPA (php e pop), esses sistemas foram estudados tanto na forma 0D (Quantum dot), 2D e na forma quasi-1D em três larguras para cada nanofita. Nos pirenos foi realizado um estudo sobre as propriedades eletrônicas e estruturais das nanofitas dando enfoque ao estudo das funções de onda do precursor molecular e das nanofitas concatenadas. O bloco molecular com 36 átomos de carbono que foram organizados em anéis com 5, 6 e 7 carbonos, a partir do bloco molecular concatenadas de duas formas, dando origem as nonofitas php e pop em três larguras em cada concatenação. Esses sistemas mostram uma relação de largura espacial diferente em comparação com configurações convencionais de nanofitas de grafeno, além de apresentarem diferentes propriedades de mobilidade de portadoras. Discutimos ainda a interação entre os estados de fronteira dos pontos quânticos e as propriedades eletrônicas das nanofitas à luz de seus detalhes estruturais. Em relação as nanofitas baseado em pireno recentemente sintetizado, analisamos suas propriedades eletrônicas moduladas quando as conectamos lateralmente para formar sistemas mais amplos. Embora tal conexão tenha sido investigada para sistemas de nanofitas aquirais, as nanofitas à base de pireno podem ser conectadas de várias maneiras, adicionando um novo elemento estrutural para ajustar suas propriedades físicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1548848 - EDUARDO COSTA GIRAO
Interno - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS
Externo ao Programa - 1340442 - RAMON SAMPAIO FERREIRA
Externo à Instituição - ANTONIO DE MACEDO FILHO - UESPI
Externo à Instituição - FABRÍCIO MORAIS DE VASCONCELOS - IFPI
Externo à Instituição - THAINÁ ARAÚJO DE OLIVEIRA - UFPI
Notícia cadastrada em: 13/03/2024 08:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 30/04/2024 00:05