Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO LUCAS DE LIMA FONTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO LUCAS DE LIMA FONTES
DATA: 23/03/2021
LOCAL: Remota
TÍTULO: ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE A PARTIR DA ABORDAGEM DO CONTROLE E DA FISCALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE TERESINA-PI
PALAVRAS-CHAVES: Conselhos de Saúde; Controle Social; Participação Social; Políticas de Saúde.
ÁREA: Ciência Política

O presente estudo possui o objetivo de compreender a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde a partir da abordagem do controle e da fiscalização, estudando o caso de Teresina-PI. Para realização desta pesquisa optou-se por adotar como desenho o estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A escolha de Teresina para este estudo de caso é interessante para a academia científica porque ela é a capital do Brasil que mais investe em saúde. As técnicas qualitativas que serão empregadas na pesquisa dizem respeito à entrevista semiestruturada em profundidade e à pesquisa documental, ambas as técnicas serão exploradas mediante análise de conteúdo. Além da técnica de análise de conteúdo, também será utilizado como suporte analítico o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ), a fim de gerar novas categorias analíticas ou mesmo corroborar aquelas que emergiram da análise de conteúdo das entrevistas e da pesquisa documental. Este estudo também foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, obtendo aprovação com Parecer No 4.380.288. A coleta de dados empíricos encontra-se em andamento, sendo priorizada, a princípio, a coleta dos dados documentais.

Externo à Instituição - ADRIAN GURZA LAVALLE - FFCLG
Interno - 074.859.086-26 - HELGA DO NASCIMENTO DE ALMEIDA - UFMG
Presidente - 1863069 - MONIQUE DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 04/03/2021 10:45