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Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA FORTES SANTIAGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTA FORTES SANTIAGO
DATA: 19/09/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reunião PPGEnf
TÍTULO:

INTERVENÇÃO EDUCATIVA ONLINE PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE GESTANTES ADOLESCENTES


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em saúde. Educação à distância. Internet. Gravidez na adolescência. Enfermagem


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

A gravidez na adolescência tem altos índices no cenário mundial e nacional e está associada a uma série de modificações biopsicossociais que expõe a adolescente a um risco maior de morbimortalidade materno-infantil e tende a ocasionar prejuízos na qualidade de vida (QV) das mesmas.  Nesse cenário as intervenções educativas assumem uma relevância ainda maior, por seu papel de promover a saúde, podendo gerar um efeito positivo na QV. O ambiente virtual se mostra como ferramenta disponível a ser utilizada no processo educacional, visto o poder de atração maior representado pelas tecnologias de informação e comunicação junto a adolescentes. Dessa forma, delimita-se como objeto de estudo a avaliação de uma intervenção educativa online na qualidade de vida de gestantes adolescentes.  O objetivo geral do estudo é avaliar a intervenção educativa online sobre pré-natal na melhoria da qualidade de vida de gestantes adolescentes. Tem-se como objetivos específicos: construir e validar o objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal da intervenção educativa online; caracterizar as gestantes adolescentes quanto aos aspectos sociodemográficos, obstétricos e uso das tecnologias de informação e comunicação; verificar a qualidade de vida das gestantes adolescentes antes e depois da intervenção educativa online; e comparar a qualidade de vida das gestantes adolescentes antes e depois da intervenção educativa online. O estudo será desenvolvido em duas etapas, a primeira etapa consistirá em um estudo metodológico, onde haverá a construção e validação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) sobre pré-natal, que fará parte da intervenção educativa online, ele seguirá o modelo design instrucional contextualizado e será submetido a validação por especialistas em Saúde da Mulher e Informática. A segunda etapa corresponderá a um estudo quase experimental, tendo como participantes gestantes adolescentes cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde de Teresina, onde será realizada sua caracterização e avaliação da qualidade de vida antes e depois da intervenção educativa online, mediante aplicação de um questionário adaptado e do instrumento Índice de Qualidade de Vida de Ferrans e Powers. Os dados serão analisados através do programa SPSS versão 20.0. A pesquisa obedecerá todos os princípios da Resolução 466/12 do Conselho Nacional em Saúde que trata de pesquisas envolvendo seres humanos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1655148 - GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA
Presidente - 6422171 - INEZ SAMPAIO NERY
Externo à Instituição - ISABEL AMÉLIA COSTA MENDES - URP
Interno - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Externo à Instituição - NADIA ZANON NARCHI - USP
Interno - 1167659 - SILVANA SANTIAGO DA ROCHA
Interno - 1167764 - TELMA MARIA EVANGELISTA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 25/08/2016 11:12
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