Coordenadora do PPGEnf é contemplada com Bolsa Produtividade UFPI

Aconteceu na manhã dessa quinta-feira (03), no Salão Nobre da Universidade Federal do Piauí, a assinatura do Termo de Outorga do Programa Bolsa de Produtividade, de iniciativa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que tem em seus objetivos, reconhecer e valorizar docentes pesquisadores da instituição.

Segundo o Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, foi aberto um edital em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em que os concorrentes eram professores que se inscreveram no edital do CNPq e tiveram seus projetos com mérito, mas sem recursos para implementação da bolsa. "A UFPI, abre um edital no qual os professores submetem suas propostas. Há uma comissão composta por pesquisadores do CNPq que fazem a seleção. São uma cota de 20 bolsas e os professores recebem 12 parcelas de 900 reais, valor próximo da bolsa do CNPq", disse.

bolsa da produtividade 820191003133923

Beneficiados se reúnem para assinatura do Termo de Outorga

xavier20191003135347

Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto

O Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes destacou a importância das bolsas para o desenvolvimento de pesquisa dentro da Universidade e a relevância de interações com pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. “O nosso trabalho é no sentido de incentivar os nossos pesquisadores, apoiar os nossos programas para que eles possam crescer. A exemplo, mais uma ação foi a criação do Professor Visitante.  Hoje nós temos muitos professores visitantes em diversos programas e estamos ampliando ainda mais esse número. Tivemos também a criação do Edital Promissão, onde os nossos pesquisadores podem passar 15 dias no exterior e pesquisadores de fora podem passar 15 dias aqui, sendo necessário que esses pesquisadores possuam antes um vínculo com essas universidades visitadas. A UFPI é muito procurada por pesquisadores, pois é uma das únicas universidades que oferecem bolsa de produtividade com recursos próprios. É um trabalho que a gente faz por reconhecer essas atividades como essenciais para o engrandecimento da nossa edução.”, declarou.

bolsa da produtividade 720191003140346

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes destacou a importância das bolsas para o desenvolvimento de pesquisa dentro da Universidade

A Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, destacou em sua fala a importância das bolsas na avaliação da CAPES para esses programas e sobre maior empenho no aprimoramento dos mesmos. “Essa bolsa é muito importante na avaliação da CAPES para esses programas. Nesse momento, temos que nos empenhar muito mais para melhorar os nossos programas.”, afirmou.

bolsa da produtividade 1620191003141116

Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação

Notícia cadastrada em: 04/10/2019 13:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 12:16