Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILA LORENA NUNES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILA LORENA NUNES DOS SANTOS
DATA: 18/05/2012
LOCAL: Sala de Aulas do Bloco 5
TÍTULO:

Cárie e Fluorose na Dentição Permanente de Crianças Portadoras de Cárie Severa da Infância

PALAVRAS-CHAVES:

Cárie Dentária. Fluorose Dentária. Criança

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Odontologia Social e Preventiva

Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da cárie dentária na dentição permanente é a presença dessa doença na dentição decídua. Entretanto, tem-se observado uma redução na prevalência e severidade da cárie maior na dentição permanente que na decídua, indicando a importância de estudos longitudinais que apontem outros fatores determinantes do processo. O objetivo do presente estudo será determinar a prevalência de cárie e fluorose na dentição permanente em crianças portadoras de cárie severa da infância, e seus fatores determinantes. O estudo será do tipo longitudinal retrospectivo. A amostra será constituída por crianças que frequentaram o Programa Preventivo para Gestantes e Bebês ou a Clinica Odontológica Infantil da Universidade Federal do Piauí e nasceram entre os anos de 1997 e 2003. As crianças serão divididas em dois grupos: G1 – crianças portadoras de cárie sevara e G2 – crianças livres de cárie. Será aplicado questionário aos pais ou responsáveis legais das crianças após assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Elas serão examinadas em cadeiras odontológicas convencionais, com dentes limpos e secos. O exame clínico dos pacientes irá determinar a cárie dentária através do CPO e a fluorose pelo índice Tylstrup- Fejerskov – TF. A primeira hipótese é de que pacientes portadores de cárie severa de infância apresentarão CPO-D elevado. E a segunda é que pacientes portadores de cárie severa de infância não apresentarão fluorose nos incisivos permanentes.

Externo à Instituição - GLAUBER CAMPOS VALE - UESPI
Interno - 423338 - LUCIA DE FATIMA ALMEIDA DE DEUS MOURA
Presidente - 1301059 - MARCOELI SILVA DE MOURA
Interno - 1167674 - RAIMUNDO ROSENDO PRADO JUNIOR