Linhas de Pesquisa

- Análise da Situação de Saúde na Odontologia

Esta linha tem por objetivo pesquisar eventos biológicos e epidemiológicos que acometem o complexo buco-maxilo-facial e traçar estratégias de promoção de saúde, sob uma perspectiva analítica e reflexiva. A ênfase recaíra sobre: etiopatogenia, características clínicas, radiográficas e histopatológicas, bem como métodos laboratoriais avançados de diagnóstico e tratamento. Um objetivo secundário é conduzir revisões sobre padrões de doenças e de tratamento e obter estimativas de prevalência de doenças menos comuns.

-Estudo de Materiais e Técnicas Odontológicas

Esta linha tem por objetivo pesquisar o uso e o desempenho laboratorial e clínico dos materiais, substâncias, instrumentos e técnicas utilizados em Odontologia, na rotina da prestação de cuidados de saúde oral e contribuir na solução de problemas e desafios na prática clínica.

 

-Ciências Básicas e Biotecnologia Aplicadas à Odontologia

 Esta linha tem por objetivo estudar temas que respondam questões de interesse da Odontologia na abrangência das ciências básicas como: anatomia, histologia, microbiologia, imunologia, genética, biologia celular e molecular, fisiologia, farmacologia e patologia. Visa também, promover o desenvolvimento e caracterização de biomateriais e produtos biotecnológicos aplicáveis à Odontologia.

As três linhas de pesquisa do PPGO possibilitam a integração de pesquisas com a realidade regional, uma vez que projetos de diferentes áreas e com abordagens metodológicas diversificadas podem ser contemplados nas linhas de pesquisa, fortalecendo as parcerias existentes e possibilitando a criação de outras dentro do programa, construindo dessa forma sólida estrutura pedagógica e científica.


SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 20/10/2018 03:27