Pesquisadores do PPGO promovem ação em saúde bucal

Entre os dias 15 e 19 de agosto de 2016, um grupo de professores e estudantes do curso de Odontologia da UFPI realizou a "Jornada em saúde bucal para comunidades quilombolas rurais da região sul do estado do Piauí". A atividade teve por objetivo orientar escolas e seus responsáveis das comunidades São Vitor, Lagoa dos Moisés, Lagoa das Emas e Lagoa da Firmeza, localizadas na zona rural do município de São Raimundo Nonato, sobre saúde bucal.

A equipe foi formada pelas docentes Marina de Deus Moura de Lima, Lúcia de Deus Moura, Marcoeli Silva de Moura e Teresinha Soares Lopes, quatro alunos do programa de mestrado em Odontologia e oito alunos de iniciação científica. "Foi uma semana de muito aprendizado e trocas de experiências que puderam ser vivenciadas na plenitude em comunidades extremamente carentes, em que os habitantes vivem com muita dificuldade de acesso a bens essenciais à vida como a água e assistência à saúde", frisou a Profa. Dra. Marina de Deus.

Nas comunidades visitadas, foram observados postos de saúde fechados, onde a presença de profissionais de saúde é eventual. Quando os indivíduos necessitam de atendimentos de urgência e emergência, recorrem aos postos de saúde e hospitais de São Raimundo Nonato, cidade localizada a 30 km de distância, através de acesso difícil.

O acesso à água foi um dos pontos que mais chamou a atenção da equipe. Os  moradores informaram que a água é fornecida por carros pipas e armazenada em cisternas. Esse abastecimento ocorre trimestralmente. Os banheiros das escolas não possuíam esgotamento sanitário  e a população recebe frascos contendo cloro para tratamento da água.

Durante a jornada, foram ministradas palestras educativas aos pais/responsáveis e às  crianças, distribuídos folhetos educativos com orientações sobre higiene bucal e controle de ingestão de açúcares. No total foram atendidas 425 crianças e adolescentes que receberam doação de escova e creme dental fluoretado, aplicação tópica de flúor e foram treinadas a escovar corretamente os dentes.

A Professora Marina conclui que a experiência foi exitosa e cumpriu a proposta da jornada tendo em vista que as ações de extensão universitária ali realizadas viabilizaram uma relação transformadora entre a equipe e as comunidades minoritárias e excluídas socialmente como os remanescentes de quilombos. "A partir desta primeira jornada será possível elaborar um diagnóstico da situação de saúde bucal dessas comunidade para planejarmos o retorno para a realização de atendimentos odontológicos cirúrgicos-restauradores, contando com a participação efetiva da administração superior da UFPI e de ônibus equipados com consultórios odontológicos", finalizou.

Equipe com lider comunitario

Notícia cadastrada em: 15/09/2016 11:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 18/04/2024 13:15