Notícias

Banca de DEFESA: GRACIELA MARIA OLIVEIRA SIPAUBA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRACIELA MARIA OLIVEIRA SIPAUBA
DATA: 26/04/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de aulas do Programa de Pós-graduação em Odontologia
TÍTULO: Efeitos do ajuste externo e tratamentos de superfície sobre a resistência à fratura e rugosidade superficial de uma cerâmica feldspática
PALAVRAS-CHAVES: cerâmicas, ajuste oclusal, cimentação, ajustes de prótese, desgaste de restauração, polimento dentário, resistência de materiais
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

RESUMO: 

Declaração do problema: Durante a instalação de restaurações cerâmicas, são necessários ajustes oclusais, capazes de gerar prejuízos estéticos e funcionais. Para amenizar esses problemas são utilizados tratamentos de superfície, porém seus efeitos sobre as propriedades cerâmicas não estão bem esclarecidos.

Objetivo:  investigar se os ajustes externos, polimento e reglazeamento, realizados antes ou após a cimentação, têm influência na rugosidade superficial e na força de resistência a fratura em diferentes espessuras de uma cerâmica feldspática.prensada.

Materiais e métodos: a partir de uma cerâmica feldspática prensada (Vita PM9), foram confeccionados 120 espécimes cerâmicos, com 6mm de diâmetro e espessuras de 0,7mm e 1,5mm. Cada grupo foi dividido em 6 subgrupos (n=10) para diferentes tratamentos de superfície: CO - Controle; AC- ajuste clínico e cimentação; CA - cimentação seguido de ajuste clínico; APC - ajuste clínico, polimento e cimentação; CAP -cimentação,ajuste clínico, polimento; AGC - ajuste clínico, reglazeamento e cimentação. Os espécimes foram submetidos a mensuração da rugosidade e ao teste de resistência a fratura compressiva. Foram realizados os testes Kruskal-Wallis, U de Mann-Whitney, e calculado o Coeficiente de Correlação de Spearman(α=,05).

Resultados: Os subgrupos polidos apesentaram as menores médias de rugosidade (p<,05). Os valores de força apresentaram diferenças para os tipos de tratamentos testados (p<,05), sofrendo influência do momento da cimentação e da espessura cerâmica.

Conclusão: Os procedimentos de polimento pós ajuste clínico são capazes de fornecer médias de rugosidade clinicamente aceitáveis. As espessuras cerâmicas mostraram ser o fator de maior impacto nas forças de resistência a fratura.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1167649 - JOSE GUILHERME FERRER POMPEU
Externo à Instituição - RUDYS RODOLFO DE JESUS TAVAREZ - UNICEUMA
Externo à Instituição - THALISSON SAYMO DE O SILVA - NASSAU
Presidente - 2446301 - VALDIMAR DA SILVA VALENTE
Notícia cadastrada em: 12/04/2019 16:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 03:30