Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDUARDA MATOS SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDUARDA MATOS SOUSA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: Plataforma Remota - Zoom
TÍTULO: PROVÁVEL BRUXISMO DO SONO EM GÊMEOS PRÉ-ESCOLARES MONO E DIZIGÓTICOS: UMA ABORDAGEM MULTINÍVEL
PALAVRAS-CHAVES: “Sleep bruxism”, “Child”, “Twin"e “Etiology”
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

INTRODUÇÃO: O bruxismo do sono é um comportamento multifatorial de etiologia complexa, porém a influência dos fatores genéticos e ambientais ainda não está totalmente elucidada. No diagnóstico dessa condição, quando se considera a presença de desgastes dentários associado ou não ao relato positivo de ranger dentes, é classificado como provável bruxismo do sono (PBS).  OBJETIVO: Determinar a concordância do provável bruxismo do sono em pré-escolares gêmeos monozigóticos (MZ) e dizigóticos (DZ) e fatores associados. MATERIAIS E MÉTODOS: Será realizado um estudo transversal censitário com todos os pares de gêmeos monozigóticos e dizigóticos de quatro e cinco anos de idade (população estimada em 576 indivíduos), matriculados em pré-escolas públicas e privadas de Teresina, Brasil. Incialmente, serão realizados treinamento e calibração dos examinadores e estudo piloto. Os dados não clínicos serão coletados por meio de questionários, respondidos pelos pais/responsáveis, sobre características socioeconômicas e demográficas, condições de saúde, distúrbios comportamentais do sono e avaliação da zigosidade. O exame clínico será realizado na pré-escola. O diagnóstico do PBS será baseado no desgaste dentário por atrição associado ou não ao relato dos pais/responsáveis de ranger de dentes dos filhos. A variável principal será dicotomizada em presença e ausência de PBS. A análise estatística descritiva e bivariada será realizada pelo software Stata versão 18.0. A diferença da concordância de PBS entre pares de gêmeos MZ e DZ será calculada pelos testes qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher. Para verificar a associação de variáveis relacionadas ao PBS, serão realizadas análises de regressão de Poisson multinível, considerando 3 níveis: dente (1º nível), criança (2º nível) e par de gêmeos (3º nível). A herdabilidade será estimada, de modo a verificar a magnitude da contribuição genética para a ocorrência da condição. Para todas as análises, o nível de significância considerado será de 5%. Este estudo já foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (parecer: 4.541.438).

Presidente - 2296566 - CACILDA CASTELO BRANCO LIMA
Externo à Instituição - DENISE MORAIS LOPES GALENO - UFRN
Externo à Instituição - FRANCISCO WILKER MUSTAFA GOMES MUNIZ - UFPel
Interno - 1790736 - MARINA DE DEUS MOURA DE LIMA