Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA SIMONNY LIMA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA SIMONNY LIMA ALVES
DATA: 29/01/2024
LOCAL: Plataforma Digital Google Meet
TÍTULO: Clareamento dentário de consultório em indivíduos com lesões cervicais não cariosas
PALAVRAS-CHAVES: Clareamento Dentário; Sensibilidade Dentinária; Lesão Cervical Não Cariosa
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

INTRODUÇÃO: Dentes de cor clara tem impacto positivo na vida do indivíduo. No entanto, o procedimento estético para alcançar dentes claros pode desencadear sensibilidade dentária (SD).  Esse risco é ainda maior caso o agente usado no clareamento entre em contato com a dentina, quando ela estiver exposta ao meio bucal, como nas lesões cervicais não cariosas (LCNC). OBJETIVO: Avaliar o nível de sensibilidade dentária após o clareamento de consultório em indivíduos com lesões cervicais não cariosas. MATERIAIS E MÉTODOS: Será realizado ensaio clínico controlado, duplo-cego, com pacientes de 18 a 50 anos, em tratamento na clínica odontológica da Universidade Federal do Piauí. A SD será avaliada pelo relato do paciente, usando a escala visual analógica e a escala numérica. Para avaliar alteração da cor, será utilizada escala de cores VITA Classical. As análises de SD serão realizadas antes do procedimento, uma semana após a primeira sessão, uma semana após o segundo clareamento e um mês após o tratamento. O clareamento será realizado em duas sessões, com intervalos de sete dias entre elas. Indivíduos com LCNC (grupo estudo) e sem lesões (grupo controle) receberão o seguinte protocolo de clareamento: aplicação de gel dessensibilizante, seguida do clareamento com gel de peróxido de hidrogênio 35% Whiteness HP mantido por 45 minutos (3 aplicações de 15 minutos). Os resultados serão submetidos ao teste de Kolmogorov-Smirnov para testar a hipótese de normalidade. Serão realizados os testes do qui-quadrado para analisar as associações entre as variáveis qualitativas (categóricas) e o teste t student para comparar as médias das variáveis qualitativas e quantitativas. As variáveis em que o p ≤ 0,20 serão candidatas a entrar na análise de regressão logística multivariada com cálculo da razão de chance (OddsRatio- OR).

Externo à Instituição - CLAUDIO HELIOMAR VICENTE DA SILVA - UFPE
Presidente - 1167674 - RAIMUNDO ROSENDO PRADO JUNIOR
Interno - 1167660 - REGINA FERRAZ MENDES VIANA
Interno - 046.134.583-82 - THAÍS TORRES BARROS DUTRA - UFC