Área de Concentração
Doutorado
FARMACOLOGIA
Linhas Pesquisa :
› FARMACOLOGIA CARDIOVASCULAR E RENAL
FARMACOLOGIA- Estuda a participação de substâncias naturais e sintéticas na modulação central e periférica da função cardíaca e vascular e verificação dos mecanismos envolvidos na ação em situações normais e patológicas. Estuda a atividade de substâncias (naturais e sintéticas) com potencial antiagregante plaquetário e antioxidante. Estudo das repercussões dos modelos experimentais de doenças cardíacas sobre os demais sistemas orgânicos (renal) e os possíveis mecanismos fisio-farmacológicos envolvidos.
› FARMACOLOGIA DA DOR E INFLAMAÇÃO
FARMACOLOGIA- Estudo de extratos, frações de partição e substâncias bioativas em modelos experimentais de inflamação, prurido e dor aguda e crônica. Investigação de substâncias ativas em modelos experimentais de inflamação aguda e crônica, analisando os vários parâmetros inflamatórios como edema, hiperalgesia, migração, além de, em paralelo investigar possível toxicidade aguda e subaguda;Investigação de efeitos adversos inflamatórios gerados por tratamento com quimioterápicos; Avaliação de substâncias ativas em modelos experimentais de dor aguda e crônica, enfatizando especialmente os modelos de dor neuropática induzida por ligadura de ciático e por antineoplásico; Estudar a participação de várias vias no mecanismo de ação anti-inflamatória e antinociceptiva.
› FARMACOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
FARMACOLOGIA- Estuda a atuação de produtos naturais e sintéticos bioativos em modelos de lesões gástricas agudas ou crônicas, de inflamação no trato gastrintestinal, e de alteração da motilidade em roedores; Investiga a capacidade cicatrizante em modelos experimentais de úlceras crônicas; Investiga os possíveis mecanismos de ação envolvidos nos efeitos evidenciados.
› FARMACOLOGIA ENDÓCRINA
FARMACOLOGIA- Estudo de compostos bioativos em modelos experimentais de diabetes e hipercolesterolemia; Investigação dos possíveis mecanismos envolvidos nos efeitos evidenciados; Análise da interferência de diferentes estados fisiológicos nos efeitos evidenciados.
› IMUNOFARMACOLOGIA E TOXICOLOGIA
FARMACOLOGIA- Investigação farmacológica de produtos naturais e sintéticos bioativos com ação antiparasitária. Bioprospecção de produtos naturais e sintéticos livres e/ou complexados com nanocompostos com atividade antibacteriana e anti-biofilme. Avaliação do potencial citotóxico, antitumoral e sobre o Sistema Nervoso Central de substâncias naturais e sintéticas bioativas.
› FARMACOLOGIA FUNCIONAL
FARMACOLOGIA- Estudo de produtos naturais e sintéticos bioativos sobre a motilidade de musculo liso.
Mestrado
FARMACOLOGIA
Linhas Pesquisa :
› FARMACOLOGIA DA DOR E INFLAMAÇÃO
FARMACOLOGIA- Nesta linha são estudados os efeitos de produtos naturais nos fenômenos de dor e inflamação, agudas e crônicas, assim como os possíveis mecanismos envolvidos nos efeitos observados. Para tal, são utilizados vários modelos experimentais.
› FARMACOLOGIA DA REPRODUÇÃO
FARMACOLOGIA- Esse estudo envolve a avaliação de produtos naturais sobre várias funções reprodutivas em fêmeas e machos de espécies de mamíferos roedores, assim como a investigação dos prováveis mecanismos envolvidos.
› FARMACOLOGIA DE ANTIMICROBIANOS
FARMACOLOGIA- Esse estudo envolve várias técnicas in vivo e in vitro para avaliar a atividade de produtos naturais frente a leishmanias, vírus e bactérias.
› FARMACOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
FARMACOLOGIA- Essa disciplina de pesquisa abrange o estudo in vivo e in vitro das ações cardiovasculares de produtos naturais, assim como seus possíveis mecanismos ação.
› FARMACOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
FARMACOLOGIA- Envolve o estudo de produtos naturais sobre a atividade secretora e motilidade do trato gastrointestinal, através do emprego de modelos experimentais de úlceras gástricas e alterações secretoras e de motilidade.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 04:59