INTRODUÇÃO: A utilização de tecnologias educacionais voltadas ao autocuidado encoraja comportamentos, direcionando a pessoa idosa em pós-operatório cirúrgico por revascularização do miocárdio (RVM), e fornece subsídios para conhecimento do paciente, propiciando o poder do cuidar de si, maior adesão ao tratamento proposto, e, consequentemente, um pós-operatório seguro. OBJETIVO: Desenvolvimento e evidências de validade de tecnologias educacionais para promoção do autocuidado da pessoa idosa submetida à cirurgia de RVM a luz do referencial teórico de Orem. MÉTODO: Estudo metodológico estruturado em quatro fases. Na fase 01 foi realizada uma revisão de escopo. Na fase 02, foi realizada pesquisa qualitativa para apreender os cuidados de pós-operatório de cirurgia de RVM na percepção de enfermeiros e pacientes idosos revascularizados em hospital público de referência para cirurgias cardíacas de Teresina (PI), a partir de entrevista semi-estrututurada, que foram transcritas e processada pelo software IRaMuTeQ. Já a fase 03, estruturada em dois eixos, levou em consideração as fases 01 e 02 para o design de uma cartilha educacional para a pessoa idosa no pós-alta de RVM por meio de Inteligência Artificial (IA) e design de um cenário de simulação realística do tipo in situ e por último, na fase 04 realizou-se a verificação de evidências de validade de conteúdo das tecnologias educacionais por experts, utilizando o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). RESULTADOS: Na fase 01 evidenciou-se que os cuidados de enfermagem para pacientes idosos submetidos a RVM são variados, muitas vezes de baixo custo, fácil aplicabilidade; acrescenta-se que o uso de orientações para o autocuidado vem sendo utilizadas como um propulsor da reabilitação e redução de reinternação hospitalar. Na fase 02, as entrevistas foram realizadas em 13 pessoas idosas submetidas a cirurgia de RVM em retorno ambulatorial, e 15 enfermeiros que atuam na unidade de internação cardíaca. As entrevistas revelaram destaque para a lacuna de conhecimento sobre orientações básicas a pessoa idosa da cirurgia de RVM, como cuidados básicos sobre alimentação, atividades físicas e prática sexual adequada. Na fase 03 desenvolveu-se a cartilha educacional para composição do cenário de simulação realística, e o cenário de simulação realística de alta fidelidade, ambos estruturados nas informações levantadas nas fases 01 e 02. As evidências de validade de conteúdo da cartilha educacional mostraram CVCt de 0,84; quanto ao cenário de simulação realística não foi possível realizar a verificação das evidências de validade de conteúdo por não atingir o quantitativo mínimo de experts. CONCLUSÃO: Orientações direcionando ao poder de cuidar de si encontradas na literatura corroboram com as entrevistas qualitativas, o uso de IA para o design de cartilhas apesar de ser uma poderosa ferramenta apresenta limitações quanto a manipulação das imagens, reduzindo a capacidade de ajuste, e o design do cenário de simulação realística apresentou limitações como a dificuldade para levantamento do quantitativo mínimo de experts e quanto a estrutura para sua aplicação, porém, considera-se ainda um excelente meio para produção do conhecimento em Enfermagem e adaptação de habilidades e técnicas para comunicação e letramento em saúde da pessoa idosa revascularizada.