Notícias

Banca de DEFESA: JOAQUIM GUERRA DE OLIVEIRA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAQUIM GUERRA DE OLIVEIRA NETO
DATA: 07/12/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMEIROS NO PRÉ-NATAL PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Infecções Urinárias. Gravidez. Papel do Profissional de Enfermagem. Atenção Primária à Saúde. Assistência de enfermagem.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

As infecções do trato urinário podem ser de origem comunitária ou estar relacionadas à assistência à saúde. No período gestacional, elas representam uma das formas mais comuns de infecção bacteriana, pois se manifestam geralmente no primeiro trimestre, além de ser a terceira intercorrência clínica mais comum. Por isso, as condutas adequadas, na assistência prestada pelo enfermeiro, são essenciais para o melhor prognóstico materno-fetal. Este estudo objetivou descrever e discutir a assistência de enfermeiros na consulta de pré-natal para prevenção e controle da infecção do trato urinário. Estudo qualitativo descritivo realizado nas 24 unidades básicas de saúde do município de Floriano-PI. Participaram 22 enfermeiros que atuam na zona rural e urbana. A coleta foi realizada no período de fevereiro a março de 2016, utilizando-se um questionário semiestruturado contendo dados sociodemográfico seguido da técnica de entrevista. Realizou-se a escuta dos depoimentos e elaboração do corpus. O processamento dos dados deu-se com auxílio do software IRAMUTEQ por meio do método da Classificação Hierárquica Descendente. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da UFPI sob o parecer nº 1.380.128 e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Verificou-se que a maioria dos enfermeiros (n=21) eram mulheres, com idade entre 31 e 40 anos (n=15); com cinco anos ou mais de formados (n=11). A maior parte (n=14) sempre atuou na atenção básica, era especialista em Saúde da Família, Saúde Pública e/ou em Obstetrícia (n=11). Metade deles não fazem cursos, periodicamente, de atualização em saúde da mulher. O corpus foi dividido em 316 segmentos de texto analisáveis com aproveitamento de 64.23% do material processado. A análise dos agrupamentos de palavras e interpretação dos significados conduziu a nomeação dos respectivos sentidos das classes com base nas palavras evocadas: Classe 1 – Rotina de atendimento do enfermeiro à gestante (Solicitar; Urocultura; Exame; Pedir; Sumário de urina); Classe 2 – Educação em saúde como principal medida adotada pelo enfermeiro para prevenção de infecção urinária em gestantes (Higiene; Orientar; Roupa; Calça; Muito; Cuidado); Classe 3 – Condutas do enfermeiro para prevenção e controle de infecção urinária em gestantes (Médico; Agendar; Aqui no posto; Encaminhar; Enfermeiro); Classe 4 – Dificuldades no diagnóstico de infecção urinária em gestantes (Chamar; Laboratório; Atenção; Repetir; Sentir). A assistência dos enfermeiros está fundamentada nas orientações e encaminhamento. As principais medidas de prevenção e controle foram orientações quanto a higienização íntima, ingestão de líquidos, higiene antes e após a relação sexual, não atrasar o esvaziamento voluntário da bexiga e uso de roupas leves.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2792239 - ANDREIA RODRIGUES MOURA DA COSTA VALLE
Interno - 6422171 - INEZ SAMPAIO NERY
Externo à Instituição - LUANA KELLE BATISTA MOURA - UNINOVAFAPI
Interno - 2364966 - ROSILANE DE LIMA BRITO MAGALHAES
Notícia cadastrada em: 25/11/2016 09:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 09:19