Banca de QUALIFICAÇÃO: ODINEA MARIA AMORIM BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ODINEA MARIA AMORIM BATISTA
DATA: 12/12/2016
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: AVALIAÇÃO IN VITRO DE CATETERES URINÁRIOS E A FORMAÇÃO DE BIOFILME
PALAVRAS-CHAVES: Infecções Urinárias; Cateterismo Urinário; Biofilmes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: As infecções urinárias associadas ao cateter se caracterizam como ocorrências comuns em instituições de assistência à saúde e geram custos altos. Estas infecções estão associadas à colonização de superfícies por micro-organismos sob a forma de biofilmes. Objetivo: Avaliar in vitro cateteres urinários e a formação de biofilme. Método: Estudo in vitro a ser realizado nos laboratórios: do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo. A amostra constará de cateteres urinários de demora em diferentes calibres, no qual será desenvolvido um fluxo de urina artificial para teste de cultivo de biofilme nas superfícies dos cateteres, sob condições de infecção do trato urinário por micro-organismos mais prevalentes em pacientes cateterizados.

Externo à Instituição - ADRIANO MENIS FERREIRA - UFMS
Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Interno - 2792239 - ANDREIA RODRIGUES MOURA DA COSTA VALLE
Interno - 6422772 - BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES