Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENDA KELLY DA SILVA MONTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENDA KELLY DA SILVA MONTE
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: COMPETÊNCIA TÉCNICA NO CUIDADO ÀS ÚLCERAS VENOSAS: Simulação clínica com estudantes de enfermagem
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Enfermagem. Simulação. Úlcera Venosa. Curativo.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A segurança do paciente é o principal indicador de melhoria nos serviços de saúde. É imprescindível fomentar na formação dos que se preparam para ingressar na área da saúde uma cultura de prática baseada em competências técnicas, que asseguram ao paciente assistência livre de danos. Exemplo de metodologia de ensino ativa baseada em competências é a Simulação Clínica, que configura uma técnica de ensino que antecipa situações reais para um cenário controlado. É frequente acontecer de profissionais de enfermagem recém-formados chegarem à assistência sem ter tido contato com procedimentos básicos, como é o caso de alguns curativos de feridas complexas, a exemplo, as úlceras vasculogênicas, o que se torna um risco à segurança do paciente, vista a complexidade dessas lesões. Dessa forma, o objetivo do estudo é avaliar a eficácia da simulação clínica como estratégia de ensino aprendizagem na aquisição da habilidade de realização do curativo de úlcera venosa com Bota de Unna. Trata-se de um estudo quase experimental com delineamento inter-participantes antes e depois realizado de março a dezembro de 2019 em um Laboratório de Simulação de Práticas Clínicas em Enfermagem e Saúde localizado em uma Universidade Pública no Nordeste do Brasil. A amostra foi composta por 22 estudantes do quarto período de graduação em enfermagem. A coleta de dados ocorreu mediante a observação dos curativos realizados pelos estudantes antes e após a simulação através do check list Índice de Positividade na realização do curativo e através da Escala do design da simulação. Os dados foram transcritos utilizando o aplicativo Microsoft Excel e exportados e analisados no software estatístico livre R, versão 3.2.0. Realizou-se análise descritiva e ainda foram aplicados os testes t de student, ANOVA e Teste de Tukey para a análise estatística inferencial, considerando intervalo de confiança de 95% e nível de significância de 5%. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob CAAE 03745418.5.0000.5214. Comparando os momentos pré e pós, o grupo intervenção obteve maiores médias na positividade de realização do procedimento nas fases de preparo e execução do curativo, sendo essa diferença estatisticamente significativa na fase de execução (p=0,044). Em relação ao momento pós-intervenção, em todos os domínios pode-se observar que o grupo intervenção obteve maiores médias na positividade de realização do procedimento com diferenças significativas. Houve redução do tempo global de realização do curativo nos dois grupos, sendo estatisticamente significante no grupo intervenção (p<0,01). Verificou-se que as dimensões de feedback/reflexão e realismo apresentaram maior nível de concordância que na dimensão de apoio em relação ao design da simulação.

Interno - 6422772 - BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES
Interno - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Presidente - 1655148 - GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA
Externo à Instituição - THIAGO MOURA DE ARAÚJO - UNILAB