Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA MARIA FREITAS E SILVA MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA MARIA FREITAS E SILVA MAIA
DATA: 06/11/2020
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE APLICATIVO MÓVEL PARA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SOBRE A HISTÓRIA DAS ENTIDADES DE CLASSE DA ENFERMAGEM BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: História da Enfermagem. Dispositivos móveis. Aprendizagem. Tecnologia da Informação. Educação em Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: No contexto educacional, estudos apontam que diferentes tecnologias foram empregadas para contribuírem com o ensino de história da enfermagem. Há, contudo, lacuna na produção de conhecimento que contemple a avaliação da tecnologia empregada, bem como de estudos que usem o aplicativo móvel no ensino de história da enfermagem e de suas entidades de classe. Ressalta-se a importância do aplicativo móvel associar-se ao ensino presencial de história da enfermagem, no intuito de motivar a aprendizagem e favorecer as reflexões sobre as entidades de classe da enfermagem. Objetivo: Avaliar um aplicativo móvel para aprendizagem de estudantes sobre a história das entidades de classe da enfermagem brasileira. Método: O estudo envolverá duas etapas. A primeira será o estudo metodológico que contemplará as fases do Design Instrucional, no período de outubro de 2020 a julho de 2021. Para desenvolvimento do aplicativo, a população será os estudantes de enfermagem do 2º ou 3° período, de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública federal, situados nos municípios piauienses Floriano, Picos e Teresina. Utilizou-se o cálculo de amostra para populações finitas por proporção. Os alunos responderão questionário online para caracterização sociodemográfica, o perfil digital básico, e o levantamento das necessidades de aprendizagem. Para validação do aplicativo serão selecionados 5 juízes de História da Enfermagem, que avaliarão a qualidade pelo Learning Object Review Instrument (LORI 2.0); e 5 de Interação HumanoComputador, que avaliarão a usabilidade mediante os dez princípios da Heurística de Nielsen (1994). Para as variáveis qualitativas serão realizadas estatísticas descritivas simples. Para as variáveis quantitativas serão empregadas as médias, medianas e desvio padrão. Os dados serão apresentados em tabelas e gráficos e serão discutidos com base na literatura revisada. A segunda etapa será de avaliação do aplicativo na aprendizagem dos estudantes, bem como satisfação quanto à usabilidade. Trata-se de um estudo quase-experimental, que será realizado no período de agosto a novembro de 2021. A população será os estudantes regularmente matriculados no 1º período do Curso de Enfermagem da IES, campi Floriano, Picos e Teresina. Utilizouse o cálculo de amostra para populações finitas por proporção. Os estudantes responderão antes e após a disponibilização do aplicativo um questionário online. A avaliação do aplicativo móvel pelos estudantes será realizada online mediante emprego do System Usability Scale (SUS). Para variáveis categóricas serão empregadas as frequências absolutas e relativas, e para as variáveis numéricas: média, desvio padrão, mínimo e máximo. Os escores resultantes da aplicação do questionário pré e pós-teste, que representam variáveis quantitativas, serão descritos pelas estatísticas de média e pelo desvio padrão. Na comparação dos resultados pré e pós, o teste t de Student ou seu correspondente não-paramétrico Wilcoxon será empregado. Será utilizado o coeficiente de correlação de Pearson para avaliar o grau de correlação entre os escores da avaliação de aprendizagem e uso do aplicativo. Os escores provenientes do SUS serão descritos por estatísticas descritivas (média, desvio padrão, intervalo de confiança, mínimo e máximo).

Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Presidente - 6422772 - BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES
Interno - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Externo à Instituição - FERNANDA BATISTA OLIVEIRA SANTOS - UFMG