Introdução: O uso de estratégias educativas foi apontado como um elemento facilitador para vencer os desafios e promover a segurança do paciente, nesse cenário, o entendimento sobre os mecanismos de ação e condições do contexto que contribuem ou prejudicam o desenvolvimento de intervenções é pertinente e tem papel fundamental na compreensão da implementação, suas implicações e fatores associados a obtenção do resultado para a segurança do paciente. Visto que possibilita uma instigação mais profunda de condições estruturais e sociais envolvidas. Objetivos: Caracterizar o perfil socioeconômico dos participantes da pesquisa; Descrever o conhecimento dos profissionais de saúde sobre segurança do paciente; Caracterizar o contexto relativo à instituição e profissionais, na perspectiva dos profissionais; Desenvolver uma intervenção educativa sobre segurança do paciente com profissionais de saúde; Discutir as implicações da intervenção educativa sobre segurança do paciente no conhecimento e prática assistencial na perspectiva dos profissionais; Analisar a influência do contexto na implementação e resultados de uma intervenção educativa sobre segurança do paciente em ambiente hospitalar. Trajetória metodológica: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritiva que será desenvolvida no município de FlorianoPiauí, no Hospital Regional Tibério Nunes -HRTN com os profissionais da saúde do referido hospital. A coleta de dados ocorrerá em três etapas: A primeira etapa ocorrerá por meio de entrevistas individuais semiestruturadas com os participantes do estudo, a segunda etapa ocorrerá com a aplicação de uma intervenção educativa por meio de um curso de formação complementar denominado “Segurança do paciente: Noções Básicas e Estratégias de Promoção” ofertado aos profissionais de saúde do HRTN e a terceira etapa de produção dos dados ocorrerá com a realização de Grupos Focais. A análise qualitativa dos dados será realizada com auxílio do software IRAMUTEQ, para análise de conteúdo será adotada a técnica de análise temática de MINAYO. A coleta de dados ocorrerá após autorização pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí.